Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Navegando pela Enciclopédia: Pixinguinha

O compositor e instrumentista é homenageado com shows e debate

Publicado em 06/04/2017

Atualizado às 10:48 de 03/08/2018

Libras

Conversar sobre a obra de grandes artistas brasileiros, em diálogo com o acervo da Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras, é a proposta do Navegando pela Enciclopédia, projeto que estreia neste mês de abril homenageando o compositor, instrumentista, arranjador e maestro Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha (1897-1973), cuja obra é essencial na história da música do país.

A programação acontece no Itaú Cultural, em São Paulo. No dia 20, o jornalista e crítico musical Tárik de Souza fala sobre Pixinguinha, explorando verbetes da enciclopédia. No dia 21, apresentam-se grupos de alunos formados pela Escola do Auditório, o Quarteto Saxofonando e o Chorando em Ré Menor. Já nos dias 22 e 23 – data em que se comemoram os 120 anos do nascimento de Pixinguinha –, o conjunto de choro Galo Preto encerra o ciclo. Os três grupos tocam tanto canções do músico homenageado quanto composições próprias.

Na aba Programação, saiba mais sobre os participantes de cada evento. Na aba Vídeos, veja apresentações do Saxofonando e do Chorando em Ré Menor, assim como uma entrevista de Tárik de Souza sobre a jovem guarda.

Pixiguinha nasceu no Rio de Janeiro. Escreveu sua primeira composição em 1914, aos 17 anos, chamada “Dominante”. Em 1918, formou o grupo Oito Batutas, que se apresentou no Brasil, na França e na Argentina. Na década de 1920, compôs para o teatro de revista. Em 1955, lançou seu primeiro LP, Carnaval da Velha Guarda. Seu estilo trouxe inovação à música brasileira, incorporando influências jazzísticas e afro-brasileiras ao choro. Saiba mais na enciclopédia.

No Auditório Ibirapuera, o Navegando pela Enciclopédia acontece em 30 abril e presta homenagem a Dorival Caymmi. Saiba mais aqui.

Navegando pela Enciclopédia: Pixinguinha
quinta 20 a domingo 23 de abril

Compartilhe