Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

New York Youth Symphony Jazz Band

Grupo formado por jovens instrumentistas se apresenta pela primeira vez no Brasil

Publicado em 04/03/2016

Atualizado às 10:21 de 03/08/2018

 

A New York Youth Symphony Jazz Band, formada por 17 jovens instrumentistas de sopro e percussão, chega pela primeira vez ao Brasil e sobe ao palco do Auditório Ibirapuera na estreia da sua turnê em São Paulo, apresentando um programa composto de arranjos de big band para obras clássicas de Verdi, Brahms, Bizet e Chopin, além de composições do renomado trombonista Robin Eubanks. A direção artística é de Matt Holman.

A jazz band é apenas um dos programas da New York Youth Symphony (NYYS) – os demais são orquestra sinfônica, atividade de composição e música de câmara. Organização criada em 1963 com o objetivo de agregar, formar e estimular os jovens músicos mais talentosos da área metropolitana de Nova York, a NYYS vem sendo muito premiada nos Estados Unidos. Seus programas são abertos a pessoas com idade entre 12 e 22 anos que moram nos estados de Nova York, Connecticut e Nova Jersey.

Para fazer parte da New York Youth Symphony Jazz Band, os alunos – neste caso, já com experiência de música avançada – realizam um teste com seu instrumento. Uma vez admitidos, passam a integrar o grupo da big band (formado por saxofones, trompetes, trombones, bateria, piano, guitarra e baixo) e participam de ensaios semanais como preparação para apresentações e concertos em Manhattan.

Entre os alunos que fazem parte dessa big band está o trompetista brasileiro Henrique Carneiro, de 20 anos, que mora nos Estados Unidos. Para ele, é uma honra fazer parte de um grupo tão seleto da região de Nova York como esse, que tem como referência as bandas dos anos 1930 e 1940.

Sobre a expectativa para os eventos no Brasil, Henrique conta que não vê a hora de tocar em espaços culturais tão simultaneamente diversos e importantes (além do Auditório, haverá apresentações no Bourbon Street e na Unibes Cultural). “Tocar no Auditório Ibirapuera é um sonho que tenho desde que comecei a levar a música a sério”, diz. “Sou grato por poder realizar esse sonho já aos 20 anos de idade.”

New York Youth Symphony Jazz Band
sexta 18 de março de 2016
às 21h
[duração aproximada: 90 minutos]

Entrada gratuita [os ingressos serão distribuídos na bilheteria do Auditório, uma hora e meia antes da apresentação. Limite de dois ingressos por pessoa. Sujeito à lotação da casa].

[livre para todos os públicos]

Compartilhe