Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Nicolas Shumway - Curso de Especialização em Gestão Cultural (2014) - Parte 2/4

Na segunda parte da conversa, Teixeira Coelho levanta uma questão sobre as deformações nos conceitos de liberalismo. O professor Nicolas...

Publicado em 03/03/2015

Atualizado às 14:58 de 13/08/2017

Na segunda parte da conversa, Teixeira Coelho levanta uma questão sobre as deformações nos conceitos de liberalismo. O professor Nicolas Shumway comenta sobre o neoliberalismo em termos de cultura nos Estados Unidos, e Alfons Martinell diz que, diferente dos países anglo-saxões, nos países latinos há pouca participação da sociedade em financiamentos culturais. Por fim, conversam sobre as diferenças entre imposto sobre bens culturais e bens de consumo na Espanha e nos Estados Unidos.

Com Teixeira Coelho (Brasil) - professor titular da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), sete anos curador-coordenador do Museu de Arte de São Paulo (MASP), consultor do Observatório Itaú Cultural (São Paulo, Brasil) -, Alfons Martinell (Espanha) - diretor da Cátedra UNESCO de Políticas Culturales y Cooperación da Universidade de Girona (Espanha) e consultor do Observatório Itaú Cultural - e Nicolas Shumway, diretor da Escola de Humanidades da Rice University, com passagens pela Yale University, Universidade do Texas e Universidade de São Paulo, onde lecionou cursos sobre história da América Espanhola.

Gravado em 26 de setembro de 2014, no Itaú Cultural, São Paulo/SP, durante o Curso de Especialização em Gestão Cultural, realizado pelo Instituto Itaú Cultural em parceria com a Universidade de Girona (Espanha).

Créditos:
Gerente do Núcleo de Inovação: Marcos Fernandez Cuzziol
Coordenadora do Núcleo de Inovação: Luciana Modé
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora de Conteúdo Audiovisual: Kety Fernandes Nassar
Produção Audiovisual: Camila Fink
Captação e edição: Gasolina Filmes

Compartilhe