Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Nicole Salmi

Lançamento do disco Auto Mar

Publicado em 06/07/2016

Atualizado às 10:28 de 03/08/2018

A cantora e compositora paulistana Nicole Salmi apresenta o show de lançamento de seu segundo álbum, Auto Mar, no dia 15 de julho no Itaú Cultural.

O disco, composto nos últimos anos por Nicole, tem muita inspiração na natureza e apresenta um diálogo entre ela e a cidade. Sobre a relação de suas composições com os lugares pelos quais passa, ela diz: “Tem uma música que eu diria que é a principal do CD, 'Um Doce Canto de Mulher', feita na praia. Eu estava tomando café, a melodia dessa música começou a vir na minha cabeça, e peguei um livrinho, sentei na beira do mar e pedi, fiz uma oração para que pudesse escrever os encantos desse mar, e assim veio essa letra e eu me inspirei para escrevê-la. Por outro lado, tem uma, 'Sambinha'... Eu estava em São Paulo em um sábado, sentada em frente a uma churrasqueira no dia pós-churrasco, e me veio essa música. É o oposto, e isso é legal. O sagrado e o profano, o belo e o feio me inspiram”.

Para compor suas melodias e escrever suas letras, a cantora se aproximou da musicalidade brasileira e da religiosidade do país, mas acrescenta: “Eu sempre tive um grande interesse em me conhecer e acho que essa é na verdade a maior inspiração das minhas letras; elas não são tão românticas, são mais de experiências e vivências. E o Auto Mar veio disso, porque o CD é como se você chegasse à beira do mar e fosse convidado a entrar nas águas e se banhar, receber a graça da natureza e depois voltar pro seu mundo, pro seu universo, pra onde você tem de ir. [...] Então esse 'auto' de se conhecer, do universo, do mar que existe dentro de você, de mim, de todo mundo – ele veio dessa jornada”.

Para viabilizar o álbum, Nicole lançou um crowdfunding – que finalizou com sucesso e teve 277 contribuintes. No processo de financiamento coletivo, a cantora iniciou a busca por uma sonoridade power trio de rock, mas com sutileza e delicadeza, e conheceu os músicos que passaram a somar na criação dos arranjos: o baterista Gui Vitalli, o guitarrista Ricardo Carneiro e o baixista Marcos Lopes. Com as músicas prontas, entraram em contato com o produtor musical Alexandre Fontanetti, que fez os ajustes finais já no estúdio em que o álbum foi gravado.

Sobre as parcerias, Nicole diz: “O Gui é muito pop, tem muita experiência internacional, então pensei em usar o melhor dele. O Ricardo é de Olinda e morou em Nova York, então falei ‘Você é do blues e do Brasil, vamos usar o que há de melhor em você’. O Marcos é do suingue e do groove, e percebi que já tínhamos tudo! O Alexandre foi a cereja do bolo, porque ele é muito profissional e tem um ouvido que é só dele”.

O show conta com a participação especial de Luiz Bueno, tocando sitar em “Flor do Luar”, e de Alexandre Fontanetti na música “Em Alto-Mar”, na guitarra com ebow.

Nicole Salmi
sexta 15 de julho de 2016
às 20h
[duração aproximada: 90 minutos]

Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 247 lugares

Entrada gratuita

distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes do espetáculo
público não preferencial: uma hora antes do espetáculo

[livre para todos os públicos]

Compartilhe