Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Nomade Orquestra

A banda apresenta o seu repertório instrumental e autoral

Publicado em 27/01/2017

Atualizado às 10:37 de 03/08/2018

A Nomade Orquestra – formada pelos músicos Ruy Rascassi (baixo), Guilherme Nakata (bateria), Marcos Mauricio (teclado), Luiz Galvão (guitarra), Fabio Prior (percussão), Beto Malfatti (sax, flauta e pickups), Marco Stoppa (trompete), Bio Bonato (sax barítono), Victor Fão (trombone) e André Calixto (sax tenor, sax soprano e flautas) – sobe ao palco do Auditório Ibirapuera para mostrar as composições do seu primeiro disco, homônimo e lançado em 2014.

O grupo do ABC paulista, que desenvolve um trabalho autoral e instrumental nos universos funk, jazz, dub, rock, afrobeat, hip-hop e da música eletrônica, entre outros, apresenta um espetáculo ora dançante, ora contemplativo, com projeções audiovisuais do VJ Danilo Oliveira e performances dos artistas Edgar Pererê e Renan Alves.

“Nós vamos fazer o show da turnê Nomade Orquestra e, provavelmente, mostrar alguma inédita do nosso novo trabalho, que está em processo de gravação e tem previsão de lançamento para o primeiro semestre deste ano”, conta Ruy Rascassi. “Vai ser uma apresentação única e muito especial nesse lugar mítico e icônico da cidade de São Paulo”.

A respeito das projeções audiovisuais, que serão sincronizadas com as composições durante o espetáculo, o baixista diz que o trabalho do VJ Danilo Oliveira é baseado em pesquisas e apropriações sobre imagens e vídeos novos e antigos. “Tudo ‘linka’ muito bem com a banda no palco, além de criar uma atmosfera e dar uma profundidade maior”, fala Ruy.

Sobre as performances de Edgar Pererê e Renan Alves, Rascassi conta que elas acontecem como a fusão de elementos das poéticas dos artistas em diálogo com as peças musicais da Nomade Orquestra. “Ragdes e Infantasmas são personagens de universo e linguagens próprias, desenvolvidos ao longo da produção de ambos, e que encontram espaço e potência unidos nas apresentações da banda.”

Formada em 2012, a Nomade Orquestra surgiu de um encontro entre Ruy Rascassi e os músicos Guilherme Nakata, Marcos Maurício e Beto Malfatti. De acordo com o baixista, “desse despretensioso primeiro encontro nasceu a composição “Bedum”, que nós gravamos em nosso primeiro disco e tocamos até hoje”, conta. “Com o tempo, começamos a sentir uma necessidade natural de acrescentar elementos à nossa pesquisa e busca sonora, e fomos convocando outros músicos para a banda, até chegarmos aos dez integrantes atuais.”

Ruy Rascassi acrescenta ainda que o nome Nomade Orquestra foi escolhido em razão dos diversos universos musicais pelos quais os integrantes e o repertório do grupo transitam. “Isso não aconteceu propositalmente, mas pelo fato de os músicos imprimirem as suas características individuais na banda”, conta Ruy. “Nesse segundo disco esse conceito nômade deve se consolidar ainda mais.”

Nomade Orquestra
sexta 10 de fevereiro de 2017
às 21h
[duração aproximada: 80 minutos]

ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

[livre para todos os públicos]

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Ingresso Rápido, pelo telefone 11 4003 12 12 ou na bilheteria do Auditório:
Horários de funcionamento
sexta e sábado das 13h às 22h
domingo das 13h às 20h

Compartilhe