Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Nossa história de invenção, dor e força

Jerusa Pires Ferreira (Feira de Santana – BA, 1938) é uma das principais pesquisadoras brasileiras do que chama de culturas das bordas:...

Publicado em 29/05/2017

Atualizado às 10:52 de 03/08/2018

Jerusa Pires Ferreira (Feira de Santana – BA, 1938) é uma das principais pesquisadoras brasileiras do que chama de culturas das bordas: registros da literatura e memória orais. Em sua trajetória, cruzou tempos e espaços, da cavalaria medieval à semiótica russa, passando pelos cordéis nordestinos. Uma de suas obras principais, “Cavalaria em Cordel”, ganha terceira edição ampliada (Edusp), com lançamento no sábado 3, das 11h às 15h, na Livraria da Vila do Shopping Higienópolis.

Jerusa foi consultora da Ocupação Elomar, que esteve em cartaz no Itaú Cultural de julho a agosto de 2015. E é justo nesse lugar mítico da tradição cavaleiresca em que se encontra com Elomar.

O livro Cavalaria em Cordel fornece chaves para acessar a literatura oral, a assim chamada literatura de cordel, o imaginário popular, o universo narrativo que habita há tempos o sertão brasileiro.

Nas palavras da autora: “Falamos de uma bagagem de textos e de um mundo da memória, vamos nos referindo ao oral/escrito/impresso/teatralizado e a uma presença do extraordinário romanceiro peninsular, tão vivo ainda hoje no Sertão. A tradição opera em camadas profundas e em inclusões adaptativas. No nosso caso, recompõe-se em outros corpos vivos, inscrições de outras culturas (indígenas e africanas). [...] Tudo isto confirma que recebemos e preservamos, em nossas insurgências e conquistas, essas vozes e textos que, articulados na cultura brasileira, permitem expor fragmentos de nossa história de invenção, de dor e de força”.

Capa do livro de Jerusa Pires Ferreira

Compartilhe