Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Entrevista – O Diálogo Como Ferramenta para a Cultura

Marcelo Araújo, secretário estadual de cultura de São Paulo/foto: Paulo Rodrigues Secretário de cultura do estado de São Paulo, Marcelo...

Publicado em 27/06/2013

Atualizado às 20:42 de 02/08/2018

 Marcelo Araújo, secretário estadual de cultura de São Paulo/foto: Paulo Rodrigues


Secretário de cultura do estado de São Paulo, Marcelo Araújo, enaltece a importância do debate entre todos os agentes culturais

Marcelo Araújo vê com bons olhos a chegada dos grandes eventos esportivos que o Brasil receberá nos próximos três anos: a Copa do Mundo e o Olimpíada. O ex-diretor da Pinacoteca e atual secretário de cultura do estado de São Paulo acredita que as instituições culturais do país vivem a oportunidade de refletir sua função na sociedade brasileira.

"A Copa, assim como outros grandes eventos, é um momento para a cultura pensar seu papel e buscar estratégias para potencializar e consolidar o setor. O grande desafio é saber como articular e fazer com que os serviços culturais tenham mais relevância", declarou. Segundo o secretário, a consolidação desses equipamentos culturais é uma das premissas para produzir o legado tão esperado com a Copa do Mundo.

Araújo – que participou da mesa Encontro de Nações (Intercâmbio Cultural) ao lado de representantes da África do Sul, de Paris e de Barcelona – elogiou as ferramentas utilizadas por centros culturais como o francês Pompidou. Lembrou ainda que exemplos como esse podem ser bem-vindos. "Podemos levar como reflexão e pensar algumas iniciativas para ser aplicadas dentro do nosso contexto", afirmou.

Otimista, ele declarou que colocar em práticas as questões discutidas em eventos como o Cultura na Rede é um grande desafio. "Mas a discussão já é um momento interessante para pensar o papel da cultura e debater ideias. Nós temos uma cultura interessante de diálogo entre as instituições. E essa discussão entre todos os agentes, além de necessária, pode ser bastante proveitosa. Que ela se estabeleça entre todos os níveis de atuação", finalizou.

Compartilhe