Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

O observador e o sujeito fotografado

No Caderno de Conceitos da exposição Fotonovela, nós nos inspiramos em alguns livros para escrever sobre a fotografia. Um deles foi A...

Publicado em 09/12/2013

Atualizado às 19:06 de 26/12/2018

"Chocolate on my jeans", Nicolás Wormull, série de 365 fotografias

 

No Caderno de Conceitos  da exposição Fotonovela, nós nos inspiramos em alguns livros para escrever sobre a fotografia. Um deles foi A Câmara Clara – Nota sobre a Fotografia, do ensaísta e crítico social e literário francês Roland Barthes.

Nesse livro, Barthes nos emociona ao escrever sobre a sua relação pessoal com a fotografia e sobre o que ela pode provocar no nosso olhar.

“O que o meu corpo sabe da Fotografia? Observei que uma foto pode ser objeto de três práticas (ou de três emoções, ou de três intenções: fazer, suportar e olhar)”, ele pontua.

As três emoções ou intenções seriam as ações destas três figuras: o fotógrafo, o fotografado e o observador. Sobre as duas últimas é que seu discurso se concentra.

Que tal trabalhar essas duas ideias em sala de aula?

Nos próximos posts, falaremos mais sobre a figura do observador e a do sujeito fotografado e proporemos algumas atividades para serem desenvolvidas em sala de aula.

Compartilhe