Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

O Suicídio - Pedro Onofre - Cinema de Bordas (trecho)

Pedro Onofre, por Luiz Vadico É advogado, diretor teatral, jornalista, escritor e cineasta. Nascido em Maceió, em 1935, foi criado em...

Publicado em 30/08/2012

Atualizado às 15:00 de 13/08/2017

Pedro Onofre, por Luiz Vadico

É advogado, diretor teatral, jornalista, escritor e cineasta. Nascido em Maceió, em 1935, foi criado em Arapiraca, interior de Alagoas. Em 1952, mudou-se para o Recife, onde realizou suas primeiras experiências teatrais, em grupos de teatro amador. Em 1955, fixou residência em Maceió e fundou o Centro de Estudos Cinematográficos e o Teatro Cultura do Nordeste. Escritor de romances e peças de teatro, também assina os roteiros de diversos filmes: A Epopeia do Cariri, Sal da Terra, A Morte em 80 Dias, O Açude. É autor de quatro longas-metragens. No início de 2010, lançou seu último filme, Terra Maldita.

O Suicídio (2007) é um melodrama. As personagens são estereotipadas: o fracassado, a esposa, a amante, o criminoso. Boa parte da trama tem origem numa questão social: o desemprego do protagonista, Francisco, um jornalista. A narrativa se complica quando surge a dimensão sexual como corruptora dos valores familiares. O mal, na forma dos bandidos, luta contra o bem, que no caso são os valores burgueses da classe média.

Compartilhe