Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

O Vagabundo Faixa Preta - Simião Martiniano - Cinema de Bordas (trecho)

Simião Martiniano, por Rosana de Lima Soares Alagoano da cidade de União dos Palmares, Simião Martiniano mora em Jaboatão dos...

Publicado em 30/08/2012

Atualizado às 15:00 de 13/08/2017

Simião Martiniano, por Rosana de Lima Soares

Alagoano da cidade de União dos Palmares, Simião Martiniano mora em Jaboatão dos Guararapes, município da região metropolitana do Recife. À frente do Grupo Cine Teatro Clênio Wanderley, Martiniano roteiriza, produz, dirige e, não raro, atua - não só em suas produções, mas também nas de outros diretores. Seus filmes de ação, romance e melodrama dialogam e subvertem gêneros cinematográficos. A obra de Simião é composta por oito longas-metragens: O Herói Trancado (1999); A Rede Maldita (1991); O Vagabundo Faixa Preta (1992); A Mulher e o Mandacaru (1994); Traição no Sertão (1996, originalmente filmado em super-8, em 1979); A Moça e o Rapaz Valente (1999); A Valize Foi Trocada (2007, nome original com "z"); O Show Variado (2010). Trabalha vendendo DVDs e vinis antigos, além de cópias de seus próprios filmes, em uma banca de rua no centro do Recife, o que o tornou conhecido como "Simião, o camelô de cinema".

O Vagabundo Faixa Preta (1992) conta a história de um habilidoso lutador de caratê que ganha a vida fazendo demonstrações de artes marciais na rua. Na cidade de Colorado, ele é hostilizado por caratecas de academias locais, que decidem eliminá-lo. A partir daí, desenrola-se uma série de confrontos. Nessas lutas, ele também salva pessoas indefesas do perigo: uma moça agredida por uma gangue e uma família atacada por ninjas. A perseguição termina quando o bando de uma academia prende o lutador de rua. Em seguida, entra em cena a moça que ele ajudou anteriormente e que agora o salva. O lutador jura recuperar sua faixa e inicia um rigoroso treinamento. No conflito final, os inimigos sucumbem à força do herói.

Compartilhe