Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

OCAM

Com regência de Gil Jardim e André Bachur e participação de Joyce de Souza e Neymar Dias

Publicado em 11/06/2013

Atualizado às 21:00 de 02/08/2018

A OCAM – Orquestra de Câmara da ECA/USP retorna ao palco do Auditório Ibirapuera no dia 30 de junho com a participação da meio-soprano Joyce de Souza, do multi-instrumentista Neymar Dias e dos regentes André Bachur e Gil Jardim. No repertório, serão apresentadas peças do argentino Alberto Ginastera e do espanhol Manuel de Falla, uma obra do brasileiro César Guerra-Peixe dedicada ao pintor e escultor Cândido Portinari e o concerto para viola caipira de Neymar Dias.

A OCAM é comandada pelo maestro Gil Jardim – também seu diretor. Além de desenvolver a prática musical e a profissionalização dos alunos, tem como objetivo dar suporte às atividades pedagógicas desenvolvidas no Departamento de Música da ECA/USP. Formada por 45 músicos, em seleção anual, o corpo sinfônico é composto não só de estudantes do Departamento de Música da USP, mas também de jovens da comunidade ligados à universidade através de seus cursos de extensão universitária.

Gil Jardim é professor da ECA/USP há quase 30 anos e diretor artístico e regente titular da OCAM. Dirigiu diversas orquestras sinfônicas nacionais e internacionais, como a Brooklyn Academy of Music Simphony Orchestra, de Nova York; a Royal Phillarmo­nic Concert Orchestra, de Londres; a Camerata Mexicana, do México; a Orchestra Regionalle del Lazio, de Roma; e a Orques­tra de Camara Mayo, de Buenos Aires. Também é diretor-geral do Festival Internacional de Violão Leo Brouwer e membro cor­respondente da Academia Chilena de Belas Artes no Brasil.

Andre Bachur é regente assistente da OCAM desde 2011. Iniciou-se na música por meio do violino e, mais tarde, aprofundou seus estudos em teoria e percepção e dedicou-se ao piano. Atualmen­te, cursa o sexto ano do bacharelado em regência da ECA/USP e estuda o campo da música popular brasileira, área na qual atua como bandolinista e arranjador. Integra o grupo de choro João de Barro, que se apresenta frequentemente na cidade de São Paulo.

Joyce de Souza é formada em canto e arte lírica pela USP. Ficou em primeiro lugar nos concursos Jovens Solistas e Nascente e em segundo lugar no Concurso Nacional Villa-Lobos. Atuou como solista na Orquestra do Theatro São Pedro, na Orquestra Filar­mônica Bachiana, na Orquestra Acadêmica de São Paulo e na OCAM. Selecionada, em 2011 e 2012, para o Festival Internacional de Campos do Jordão e, em 2010, 2011 e 2013, para o principal fes­tival europeu, o Schleswig Holstein Musik Festival, na Alemanha, teve aulas com nomes como Rolf Beck, Christoph Eschenbach, Eric Whitacre e Kaspars Putnins. Atualmente integra a Academia de Ópera do Theatro São Pedro e a Academia de Coro da Or­questra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Neymar Dias aprendeu, como autodidata, a tocar vários instrumentos de cordas – viola caipira, guitarra, violão, baixo elétrico, guitarra ha­vaiana, bandolim. Mais tarde, iniciou os estudos regulares de música e formou-se em composição e regência pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM). Chefe do naipe de con­trabaixos da OCAM e integrante de orquestras como a Sinfônica da USP (Osusp) e a Experimental de Repertório, também realiza intenso e constante trabalho no campo da música popular como compositor, arranjador e músico de estúdio. Já atuou com artistas como Inezita Barroso, Roberta Miranda e Ivan Lins e lançou dois discos – Capim (2009) e Intervalo (2010). O terceiro CD, Cami­nho de Casa – com o qual faz uma homenagem à música caipira –, está em fase de pré-produção.

OCAM - Orquestra de Câmara da USP
domingo 30 de junho de 2013
às 11h
duração: 90 min (aproximadamente)
gratuito [os ingressos serão distribuídos uma hora e meia antes da apresentação]
[livre para todos os públicos] L

Compartilhe