Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Ocam

Orquestra apresenta programa de música contemporânea inspirado em exposição

Publicado em 09/09/2016

Atualizado às 10:31 de 03/08/2018

A Orquestra de Câmara (Ocam) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) sobe ao palco do Auditório Ibirapuera para mostrar um programa composto de obras de autores contemporâneos da música clássica: os brasileiros Alexandre Lunsqui e Valeria Bonafé, além do norte-americano Frederic Rzewski. Na ocasião, o maestro Gil Jardim, regente titular e diretor da orquestra, divide a regência do concerto com Filipe Fonseca, atual aluno assistente da Ocam e que irá dirigir uma das obras do programa.

Inspirado na exposição Os Mitos e o Um – em cartaz no Instituto Tomie Ohtake e organizada a partir de uma das maiores e mais importantes coleções de arte no Brasil –, o programa da Ocam também privilegia obras vigorosas de artistas individuais que tenham potência própria. “Ele é engajado na contemporaneidade e na consciência do ser contemporâneo”, explica Gil Jardim. “Temos realizado vários concertos inspirados na programação do Instituto Tomie Ohtake. Essa parceria nos estimula à criação de interfaces inusitadas. Ao ampliar as conexões entre linguagens, ampliamos nossa rede de interesses culturais. Aproximamos os artistas do público, possibilitando que todos compartilhem informações. É uma exigência do mundo atual.”

Na primeira parte da apresentação, a Ocam mostra as obras “Carretéis II” (sexteto dirigido por Filipe Fonseca) e “Fibers, Yarn and Wire” – ambas de Alexandre Lunsqui –, além de “A Menina que Virou Chuva”, de Valéria Bonafé. “Alexandre escreve música contemporânea para instrumentos acústicos de forma magnífica, com enorme personalidade. Viveu uma dezena de anos em Nova York e acumulou uma vivência preciosa”, diz o maestro. “Valéria Bonafé, ex-aluna de composição do Departamento de Música [ECA/USP] é talentosíssima, muito jovem e dona de uma linguagem bastante arrojada. A obra que estamos tocando é densa, num tempo lento muito articulado internamente, com texturas alongadas que se transformam plasticamente.”

Na segunda parte do programa, Gil Jardim rege a Ocam durante a exibição de “Coming Together”, do compositor e pianista Frederic Rzewski. “Trata-se de um compositor mundialmente celebrado. Teremos contato com uma de suas obras mais especiais, pela ação dramática que propõe”, explica Gil. “Teremos o ator Marat Descartes – sob direção cênica de Cristiane Paoli-Quito – narrando um texto [carta de Sam Melville, ex-detento da penitenciária de Attica (Nova York) e um dos líderes do motim de 1971] e a Orquestra realizando uma trilha sonora surpreendente.”

Gil Jardim diz que esse programa de música contemporânea traz uma proposta diferente dos concertos tradicionais. “Você não vai sair assoviando uma melodia. Mas, com certeza, terá a oportunidade de vivenciar sonoridades e ideias musicais inusitadas, de assistir a trabalhos marcantes da produção atual."

Ocam
domingo 25 de setembro de 2016
às 11h
[duração aproximada: 90 minutos]

ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

[livre para todos os públicos]

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Ingresso Rápido, pelo telefone 11 4003 12 12 ou na bilheteria do Auditório:
Horários de funcionamento
sexta e sábado das 13h às 22h
domingo das 13h às 20h

Compartilhe