Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Ocam

Concerto terá regência do maestro William Coelho

Publicado em 16/06/2016

Atualizado às 10:27 de 03/08/2018

A Orquestra de Câmara (Ocam) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) sobe ao palco do Auditório Ibirapuera para mostrar um programa composto de obras de Vivaldi, Haydn, Mendelssohn e Dvorák, em concerto que conta com regência do maestro William Coelho.

Segundo Gil Jardim, regente titular e diretor da Ocam, os maestros convidados para estar à frente da orquestra geralmente têm longa experiência profissional; o jovem William Coelho, no entanto, possui atributos suficientes para dirigir a apresentação e, por isso, irá conduzi-la.

“Willian finaliza seu período de dois anos e meio como regente-assistente da Ocam dirigindo este espetáculo”, explica Gil Jardim. “Ele está vivendo um momento importante em sua trajetória profissional, finalizando um ciclo e iniciando outros. Já está cursando a pós-graduação; foi um dos aprovados na Academia de Regência da Osesp para o curso livre de regência [...] É um rapaz com perspectivas profissionais brilhantes; competente, musical, e com um bom carisma”, elogia o maestro.

O concerto conta também com a participação dos solistas convidados Dan Rafael Lira Tolomony (violino), Dayvison Costa (trompete) e Letícia Maia (flauta) – músicos que receberam menção honrosa nos testes de admissão da orquestra neste ano. “São três excelentes instrumentistas que se destacaram nos testes de ingresso e reavaliação da orquestra”, diz Gil Jardim. “Tocaram de maneira fascinante [...] Vai ser uma noite linda, integralmente construída pela moçada ‘sintonizada’ da Ocam”, conclui.

Repertório

Concerto para flauta em Fá maior, RV 433 “La Tempesta di Mare” (A. Vivaldi)
Solista: Letícia Maia (flauta)

Concerto para trompete em Mi bemol maior (J. Haydn)
Solista: Dayvison Costa (trompete)

Romance para violino e orquestra, “Op.11” (A. Dvorák)
Solista: Dan Tolomony (violino)
I. Allegro
II. Andante
III. Allegro

“Sinfonia Nº 1, Op.11”  (F. Mendelssohn)
I. Allegro di molto
II. Andante
III. Menuetto
IV. Allegro con Fuoco

Dan Rafael Lira Tolomony
Bacharel pela Faculdade Mozarteum de São Paulo e formado pela Academia de Música da Osesp, sob orientação de Emmanuele Baldini. Iniciou os estudos com seu pai aos 7 anos de idade. Na adolescência, ingressou no Instituto Baccarelli e de 2007 a 2013 estudou com André Sanches, Luiz Amato, Andrea Campos e Pedro DellaRolle. Foi spalla da Orquestra Sinfônica Heliópolis e se apresentou sob a regência de maestros como Roberto Tibiriçá, Isaac Karabtchevsky e Zubin Mehta. Atuou como spalla da Orquestra Acadêmica do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão de 2013 a 2015 e tocou ao lado de artistas como Luiz Filíp Coelho, Katy Woolley, Dana Radu, Escher Quartet, Alessandro Borgomanero e Marin Alsop. Foi vencedor do Concurso Jovens Solistas do Instituto Baccarelli em 2012. Esteve como solista diante da Orquestra Sinfônica Heliópolis, da Camerata da Faculdade Mozarteum de São Paulo e da Camerata Schaeffler. Como músico convidado, colaborou com importantes orquestras nacionais, como a Orquestra do Estado de Mato Grosso, a Orquestra Sinfônica de Santo André, a Orquestra Bachiana Filarmônica e a Osesp. Atualmente, é integrante do naipe de violinos da Ocam.

Dayvison Costa
Iniciou seus estudos musicais aos 8 anos de idade. Em 2010 ingressou no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí, na classe de trompete do professor Gerson Brandino. Em 2014 entrou no curso de bacharelado em trompete na USP – sob a orientação do professor doutor Sérgio Cascapera –, onde estuda atualmente. Foi bolsista da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí de 2011 a 2013, participando da gravação do CD de 20 anos do grupo. Como bolsista, participou do Festival de Férias Coreto Paulista, em 2014, e do Festival Música nas Montanhas 2015/2016, sendo deste último solista com a orquestra acadêmica do festival. Desde a temporada 2015 ocupa o cargo de primeiro trompete da Ocam.

Letícia Maia
Bacharel em música com habilitação em flauta transversal pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), acaba de ser aprovada no mestrado em performance de flauta transversal na Haute École de Musique de Lausanne, Suíça. No Brasil, estudou na Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp) e teve orientação dos professores Cássia Carrascoza, Marcos Kiehl, Jean-Noel Saghaard, Sarah Hornsby, Hélcio de Latorre, Renato Kimachi, Cássia Renata e Marcelo Adib. Foi bolsista integral de duas edições do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão (2014 e 2015), assim como da Academia Internacional Teatro del Lago em Frutillar, Chile. Foi chefe do naipe de flautas da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo por dois anos – na qual venceu o Concurso de Jovens Solistas em 2014 – e também tocou na Orquestra Jovem Tom Jobim. Como convidada, tocou em concertos com a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) e com a Orquestra Jazz Sinfônica.

William Coelho
Bacharelando em regência e mestrando em etnomusicologia pela ECA/USP, foi bolsista de diversos cursos, como o Wind Conducting Symposium (Universidade de Toronto) e o Festival Internacional de Música de Campos-RJ. Entre seus professores estiveram Henrique Gregori, Gil Jardim e Alberto Roque-Santanna (Espanha). Atualmente estuda com Valentina Peleggi e Marin Alsop, na Academia de Regência da Osesp. Foi diretor do Conservatório de Alfenas-MG de 2006 a 2007 e do Projeto Social Emec (São Paulo/SP) de 2014 a 2015. Desde 2014 é regente convidado do Conjunto de Música Antiga da USP e regente-assistente da Ocam. Autor do livro Guia Didático de Cordas (editora do Projeto GURI).

Ocam
Criada em 1995 pelo maestro Olivier Toni, tem como propósito dar suporte às atividades pedagógicas desenvolvidas no Departamento de Música da ECA/USP. Dirigida desde 2001 pelo maestro Gil Jardim, caracteriza-se pela qualidade de suas performances musicais, pela abrangência arrojada de sua programação e pela maneira personalizada por meio da qual desenvolve todas as ações de comunicação e relacionamento que sustentam sua proposta artística, sendo referência entre as orquestras brasileiras.

Ocam
sexta 1 de julho de 2016
às 21h
[duração aproximada: 90 minutos]

ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

[livre para todos os públicos]

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Ingresso Rápido, pelo telefone 11 4003 12 12 ou na bilheteria do Auditório:
Horários de funcionamento
sexta e sábado das 13h às 22h
domingo das 13h às 20h

Compartilhe