Nove jurados, escolhidos pelos 72 profissionais do Júri Inicial, leem e avaliam as 54 obras Semifinalistas. Eles elegem, em novembro, os 10 Finalistas do Oceanos 2019.

SEMIFINALISTAS

Entre os 54 semifinalistas, há 26 romances (de 446 inscrições ao prêmio), 17 livros de poesia (de 690 inscritos), sete livros de conto (de 225 inscritos), três de crônica (de 82 inscritos) e um de dramaturgia (de 24 inscritos), com autores de três continentes: 34 brasileiros, 18 portugueses e dois angolanos.

Conheça aqui a lista dos semifinalistas

Todos os livros concorrem entre si, uma vez que o Oceanos 2019 premiará as três melhores obras publicadas no ano anterior ao da premiação sem distinção de gênero literário.

Desde a ampliação do prêmio para todos os países de língua portuguesa, em 2017, esta é a edição que apresenta maior número de editoras entre os semifinalistas: 23 do Brasil, 12 de Portugal uma de Angola, totalizando 36 editoras.

JÚRI INTERMEDIÁRIO

Os 72 jurados da primeira etapa elegeram também os nove membros do Júri Intermediário que leem e avaliam os 54 semifinalistas. Do Brasil, participam Eliane Robert Moraes, Ítalo Moriconi, Maria Esther Maciel e Veronica Stigger; de Portugal, Ana Sousa Dias, Daniel Jonas e Manuel Frias Martins, e, de Moçambique, Francisco Noa.