Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Ocupação Aloisio Magalhães no Rio de Janeiro

Mostra sobre um dos maiores designers do Brasil chega à Biblioteca Parque Estadual

Publicado em 17/03/2016

Atualizado às 20:33 de 08/01/2021

Depois de passar por São Paulo e Recife, a Ocupação Aloisio Magalhães chega à Biblioteca Parque Estadual, no Rio de Janeiro, entre os dias 2 de abril e 28 de maio. Com entrada gratuita, a exposição presta uma homenagem ao design brasileiro ao relembrar a trajetória de um dos seus criadores mais influentes.

Nascido em 1927 na capital pernambucana, Aloisio Magalhães é autor de símbolos históricos – como o do IV Centenário do Rio de Janeiro (1964) e o da Fundação Bienal de São Paulo (1965) – e do projeto gráfico das notas do cruzeiro novo, padrão monetário brasileiro do final da década de 1960.

“Entre 1960 e 1975, [Aloisio] desenhou cerca de 70 sinais de grande visibilidade, e neles é possível notar a presença de certa característica de desenho que não reproduz de maneira muito exata o repertório do design modernista, em grande parte pautado pela geometria regular”, explica João de Souza Leite, curador da mostra. “Suas curvas são quase sempre compostas de segmentos de arcos, seus sinais juntam entrelaçados de letras e buscam, muitas vezes, uma representação figurativa.”

Leia a publicação feita para a Ocupação Aloisio Magalhães:

Aloisio também se destacou como artista plástico e formulador de políticas públicas para o setor da cultura. Ocupando cargos governamentais, ele defendia a ideia de que o desenvolvimento econômico e social do Brasil deveria ter como uma de suas bases a diversidade cultural do país. Todas essas facetas – ou todos esses momentos da carreira do homenageado – estão presentes na exposição.

Saiba mais sobre Aloisio Magalhães no site do programa Ocupação Itaú Cultural.

Ocupação Aloisio Magalhães
sábado 2 de abril a sábado 28 de maio de 2016
terça a sábado das 11h às 19h
Biblioteca Parque Estadual
Avenida Presidente Vargas, 1261 – Centro – Rio de Janeiro/RJ

Entrada gratuita

[livre para todos os públicos]

Compartilhe