Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Ocupação Artigas – Programação Paralela: Próxima Parada

Visite obras projetadas por Artigas, com transporte fornecido pelo Itaú Cultural

Publicado em 25/06/2015

Atualizado às 21:10 de 02/08/2018

Construções que dialogam com a cidade, espaços amplos de encontro, caminhos que permitem um percurso fluido, estruturas de concreto aparentes. Conheça em pessoa algumas obras de Vilanova Artigas, arquiteto e professor que recebe até o dia 9 de agosto uma Ocupação, no Itaú Cultural, em São Paulo. O Próxima Parada: Vilanova Artigas oferece três saídas para conhecer esses projetos.

O transporte é provido pelo instituto. As visitas são acompanhadas pelo também arquiteto Marco Artigas, neto do homenageado (veja o vídeo em que Marco trata da Casinha e da Casa do Arquiteto, residências de Artigas). Cada uma dura cerca de três horas e é indicada para maiores de 16 anos. Os passeios ocorrem sempre aos sábados, com inscrições abertas quatro dias antes do evento.

O primeiro acontece em 11 de julho, conta com 20 vagas e passeia pelos bairros Higienópolis, Pacaembu e Sumaré, onde estão o Edifício Louveira e a Casa Rubens de Mendonça. O segundo, em 18 de julho e com 40 vagas, segue para o Conjunto Habitacional Cecap, em Guarulhos. O terceiro, no dia 25 de julho, com 20 vagas, percorre a zona sul paulistana, local onde estão a Casinha e a Casa do Arquiteto, o Colégio 12 de Outubro e a Casa Elza Berquó. O quarto e último tem 40 vagas e vai até o prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP).

Inscreva-se e tenha outras informações pelo telefone 2168 1876, de terça a sexta, das 9h às 20h. Na aba Vídeos, saiba mais sobre essas e outras obras de Artigas. Além disso, na publicação impressa da Ocupação, confira os infográficos sobre o Edifício Louveira, o prédio da FAU/USP, a Casa Elza Berquó e a Rodoviária de Jaú. 

Próxima Parada: Vilanova Artigas
sempre aos sábados
às 10h

sábado 11 de julho
Higienópolis – Pacaembu – Sumaré
20 vagas – inscrições a partir do dia 7 de julho

sábado 18 de julho
Guarulhos Cecap
40 vagas – inscrições a partir do dia 14 de julho

sábado 25 de julho
Zona sul
20 vagas – inscrições a partir do dia 21 de julho

sábado 8 de agosto
FAU/USP
40 vagas – inscrições a partir do dia 4 de agosto

A coleção reúne trabalhos criados a partir da década de 1970, quando são feitas as primeiras experiências nesse sentido. O Itaú Cultural realiza a recuperação e conservação de  obras deste gênero, além de iniciativas para ampliar o acesso a elas, com uma série de itinerâncias pelo país.

 

[duração aproximada: 180 minutos]
[indicado para maiores de 16 anos]

Inscrições pelo telefone 2168 1876, de terça a sexta, das 9h às 20h.

Marco Artigas é arquiteto formado pela Escola da Cidade e pós-graduado pela Universidade Politécnica da Catalunha, em Barcelona, Espanha. Entre 2010 e 2014, integrou o escritório Piratininga Arquitetos Associados e participou dos projetos da Biblioteca Mário de Andrade, da Praça dos Museus, na Universidade de São Paulo (USP), e do Instituto de Tecnologia de Desenvolvimento Sustentável da Vale do Rio Doce, os dois últimos em colaboração com o também arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Trabalhou no escritório Josep Ferrando Architecture, em Barcelona, e estagiou no Centro de Tecnologia da Rede Sarah, em Salvador (BA). Foi professor-assistente na Escola da Cidade para as turmas de primeiro ano em 2011 e 2012. Atualmente, está à frente do próprio escritório e coordena um curso livre de arquitetura paulistana.

Compartilhe