Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Ocupação Cartola

Exposição homenageia a música e a poesia de Angenor de Oliveira

Publicado em 02/09/2016

Atualizado às 08:37 de 09/12/2022

O programa Ocupação Itaú Cultural apresenta, entre 17 de setembro e 15 de novembro de 2016, uma exposição em homenagem ao músico e compositor carioca Angenor de Oliveira (1908-1980), o Cartola. Autor de canções como “Alvorada”, “As Rosas Não Falam” e “O Mundo É um Moinho”, o artista tem sua trajetória narrada por meio de manuscritos originais, fotos e vídeos. A mostra conta com a curadoria compartilhada da equipe do Itaú Cultural e da cantora Fabiana Cozza.

Ouça a nossa playlist com músicas de Cartola!

 

>> Leia também no Álbum Itaú Cultural: Tesouro Perdido – Primeiro registro fonográfico de Cartola, a faixa “Quem Me Vê Sorrindo”, integra a coletânea Native Brazilian Music, nunca lançada no país

Um dos fundadores da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, Cartola é dono de um repertório que ultrapassa os domínios do samba – e, como letrista, escreveu versos que invadem o campo da poesia. Gravou apenas quatro discos solo – o primeiro deles aos 66, seis anos antes de morrer –, mas legou centenas de canções, algumas compostas em parceria com nomes como Carlos Cachaça, Dalmo Castello e Elton Medeiros.

Cartola é o 31º artista homenageado pelo Ocupação, que já mergulhou na trajetória de outros grandes nomes da música – como Dona Ivone Lara, Elomar e Jards Macalé – e das demais áreas de expressão artística. Saiba mais no site do programa.


Ocupação Cartola
sábado 17 de setembro a terça 15 de novembro de 2016
terça a sexta 9h às 20h [permanência até as 20h30]
sábado, domingo e feriado 11h às 20h

piso térreo

Entrada gratuita
[classificação indicativa: livre]

Compartilhe