Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Ocupação Itaú Cultural exalta a arte e a cultura brasileiras

Até o momento, foram realizadas 48 edições do programa e, em 2020, mais 5 artistas e intelectuais brasileiros serão celebrados

Publicado em 10/01/2020

Atualizado às 14:26 de 22/08/2022

Realizado pelo Itaú Cultural desde 2009, o projeto Ocupação integra uma das políticas mais fortes do instituto: preservar a memória da arte e da cultura brasileiras. Artistas e pensadores da cultura nacional são homenageados com exposições temporárias, além de ganharem espaço permanente em um site especial que reúne conteúdos exclusivos sobre suas histórias e trajetórias. Um acervo de documentos, fotos, vídeos, áudios e textos.

Música, cinema, artes visuais, literatura, teatro, quadrinhos e outras formas de expressão artística são contempladas. Até o momento, foram realizadas 48 edições do programa e, em 2020, mais 5 artistas e intelectuais brasileiros serão celebrados.

>> Acesse o site Ocupação Itaú Cultural para conferir todos os homenageados.

Entre os que foram homenageados estão Abdias Nascimento, Angeli, Antonio Candido, Cartola, Chico Science, Cildo Meireles, Conceição Evaristo, Dona Ivone Lara, Eduardo Coutinho, Glauco, Hilda Hilst, Ilê Aiyê, Inezita Barroso, Jards Macalé, Laerte Coutinho, Laura Cardoso, Manoel de Barros, Mário de Andrade, Nelson Rodrigues, Nise da Silveira, Paulo Leminski, Zé Celso e Zuzu Angel.

Até 2 de fevereiro de 2020 você pode visitar, na sede do instituto, a Ocupação Alceu Valença, sobre o compositor e músico pernambucano que passeia por referências do cordel, do circo e da canção brasileira, cruzamentos que se ampliaram em suas andanças por Garanhuns, Recife e Olinda.

O Itaú Cultural é uma das instituições mais atuantes no cenário cultural brasileiro e fomentar o diálogo da nova geração com os criadores que a influenciaram é um dos seus objetivos. Com mais de 30 anos de história, o instituto movimenta a cultura e reinventa processos de realização, da gestão à execução, de projetos artísticos e culturais. Tudo isso por meio de uma atitude simples: ouvir, provocar e interagir com o outro, respondendo demandas da e para a sociedade.

Compartilhe