Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Ocupação Nelson Rodrigues em Recife

No ano em que se celebra o centenário de seu nascimento, o programa explora sua obra e vida

Publicado em 31/08/2012

Atualizado às 18:46 de 10/05/2021

O maior dramaturgo brasileiro e um dos grandes cronistas do país. Gênio ou tarado? Libertário ou reacionário? Contraditório, polêmico, contundente, Nelson Rodrigues é o homenageado da vez do Ocupação. Neste ano em que se celebra o centenário de seu nascimento, o programa explora sua obra e vida. A exposição esteve em São Paulo, no Itaú Cultural e Auditório Ibirapuera, e agora é apresentada na Torre Malakoff, em Recife (PE).

exposição tem curadoria de Maria Lucia Rodrigues, filha de Nelson, e cocuradoria de sua filha, Sonia Muller. A proximidade familiar implica em uma visão afetiva, que procura abordar lados pouco observados do autor. Nesse sentido, fica em destaque o que Nelson disse sobre si mesmo, nas suas confissões e memórias, assim como a importância que a família teve para sua formação.

Nelson revolucionou o teatro brasileiro. Entre outros destaques, sua peça Vestido de Noiva, montada pelos Comediantes em 1943, no Rio de Janeiro, é considerada um marco — o momento em que o modernismo, que havia atingido literatura, música e artes plásticas desde 1922, chega às artes cênicas nacionais.

Além da obra como dramaturgo, Nelson escreveu crônicas esportivas, romances de folhetim (como Asfalto Selvagem – Engraçadinha, seus amores e seus pecados) e contos (A Vida Como Ela É...). Sua obra foi adaptada para cinema e televisão. Falou sobre artes, política e sobre sua própria vida, com senso do épico, fluência narrativa e uma habilidade de criar frases e personagens memoráveis.

Hotsite

No hotsite especial da Ocupação Nelson Rodrigues o usuário encontra parte do material da exposição e conteúdo exclusivo — textos, fotos de peças e de família, além de entrevistas com personalidades que esclarecem os vários lados do autor.

No mesmo endereço, você pode conferir as edições anteriores, dedicadas a artistas como Flávio Império, Angeli, Rogério Sganzerla, Zé Celso, Haroldo de Campos. Visite!


Ocupação Nelson Rodrigues - Recife
quinta 23 de agosto a domingo 21 de outubro de 2012
terça a sexta, das 10h às 19h
sábado, domingo e feriado, das 15h às 19h

Compartilhe