Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Ocupação Sergio Britto

Com documentário e roda de conversa, mostra apresenta o percurso de um artista essencial para as artes brasileiras

Publicado em 11/11/2013

Atualizado às 20:48 de 02/08/2018

O programa Ocupação põe em cena a obra e a vida de um homem de teatro, de um artista que participou de momentos fundamentais da história das artes cênicas do país: o ator, diretor e produtor Sergio Britto. Em uma instalação que emula as vivências de um espaço teatral, a mostra exibe um documentário com cenas das obras de Britto, fotos de família e um apanhado dos fatos mais relevantes de sua carreira. O evento vai de 23 de novembro de 2013 a 26 de janeiro de 2014, no Itaú Cultural, em São Paulo.

O documentário será exibido de meia em meia hora ‒ de terça a sexta, a partir das 10 horas, e nos sábados, domingos e feriados a partir das 11h. Além disso, no dia 23, às 17h, acontece a conversa Amigos e Parceiros de Sergio Britto, com a presença da atriz Irene Ravache.

Sergio Britto (1923 – 2011) trabalhou com teatro, cinema, televisão e ópera. Foi fundador, com Sergio Cardoso, do Teatro dos Doze. Participou do elenco do Teatro de Arena, do Teatro Maria Della Costa e do Teatro Brasileiro de Comédia. Funda, com Fernanda Montenegro, Fernando Torres e Ítalo Rossi, o Teatro dos Sete. Com o fim do grupo, criou sua empresa, Sergio Britto Produções Artísticas, e produziu espetáculos com Amir Haddad, um dos criadores do Teatro Oficina. Depois, com Paulo Mamede e Mimina Roveda, criou o Teatro dos Quatro.

Paralelamente à carreira teatral, Sergio realizou ‒ com Fernanda Montenegro, Nathália Timberg, Cacilda Becker e Bibi Ferreira, entre outros ‒ o Grande Teatro, programa de teleteatro exibido pelas TVs Tupi, Rio e Globo, com 386 peças realizadas uma por semana durante nove anos. Dirigiu novelas para a TV Rio (três produções com texto de Nelson Rodrigues), TV Paulista e Globo, assim como o programa de Bibi Ferreira. Foi também diretor de ópera e um dos fundadores da Casa de Artes das Laranjeiras (CAL), especializada no ensino das artes cênicas.

Hotsite

No site do Ocupação, Sergio tem uma seção especial, com material exclusivo ‒ como entrevistas, registros das peças e arquivos fotográficos não usados no documentário. Além disso, no site, você acessa o conteúdo produzido para homenageados anteriores como Flávio Império, Angeli, Antonio Nóbrega, Cildo Meirelles e Chico Science.


Ocupação Sergio Britto
sábado 23 de novembro de 2013 a domingo 26 de janeiro de 2014
Visitação em sessões de meia em meia hora
terça a sexta, das 10h às 19h30
sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h

Entrada franca
[livre para todos os públicos]

Amigos e Parceiros de Sergio Britto
sábado 23 de novembro de 2013
às 17h
Sala Itaú Cultural - 190 lugares

Entrada franca - ingressos distribuídos com meia hora de antecedência

Compartilhe