Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Oficina "Eu Curto"

No final de semana dos dias 18 e 19 de janeiro, aconteceu a oficina de animação Eu Curto, a primeira do ano desenvolvida pela equipe de...

Publicado em 12/02/2014

Atualizado às 20:50 de 02/08/2018


No final de semana dos dias 18 e 19 de janeiro, aconteceu a oficina de animação Eu Curto, a primeira do ano desenvolvida pela equipe de educadores do Itaú Cultural, dialogando com o Cine Curtinhas, programação especial que apresentou curta metragens para toda a família.

A técnica apresentada na oficina foi o stop motion, onde fotografias são colocados em sequência quadro a quadro criando a ilusão de movimento. Para fazer o registro das imagens e criar a animação utilizamos Ipads e dois aplicativos gratuitos: o Imotion (para sistema iOS) e o KomaKoma (para sistemas iOS e Android). Existem muitas opções de programas e aplicativos para criação de vídeos e stop motion, muitos deles podem ser baixados gratuitamente.

Existem inúmeras técnicas de animação que você pode explorar, como o flip book, taumatrópio, zoetrópio, entre outros. Pesquise também estas formas de animação que utilizam recursos mais simples e que você pode trabalhar com diferentes faixas etárias.

A oficina Eu Curto iniciou com a sensibilização dos participantes para a elaboração de pequenas histórias e roteiros - apresentamos exemplos simples de narrativas elaboradas pela própria equipe. Em seguida realizamos uma animação para que todos pudessem acompanhar o processo e tivessem o primeiro contato com o equipamento e o programa de animação.

Após apresentarmos a proposta, dividimos os participantes em grupos e cada um deles recebeu a atenção de um educador, cuidando para não direcionar a produção de cada participante. O objetivo mais significativo desta oficina é o contato com a expressão artística, a integração com o grupo e o estímulo motor e criativo.

Ao final as animações foram apresentadas para todos - um momento importante de interação e reconhecimento das criações.

Compartilhe