Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

IC em casa: oficina de vivências musicais com Renato Gama

Na segunda temporada do projeto Vivências Musicais, o musicoterapeuta e produtor musical Renato Gama ensina música para crianças de maneira lúdica

Publicado em 14/11/2020

Atualizado às 19:51 de 05/11/2020

Libras

Na segunda temporada do projeto Vivências Musicais, o musicoterapeuta e produtor musical Renato Gama ensina música para crianças de maneira lúdica, relacionando elementos da natureza com ações musicais. A oficina faz parte da programação IC para crianças, disponível aqui no site do IC e no YouTube.

Veja os cinco vídeos, que contam com interpretação em Libras, abaixo.

Aula 1: O musicoterapeuta e produtor musical Renato Gama ensina música para crianças de maneira lúdica, relacionando elementos da natureza com ações musicais. Faz isso por meio de instrumentos improvisados, com itens que temos em casa. Por exemplo: já pensou em utilizar sementes e feijões para produzir sons diversos? A atividade desmistifica a ideia de que só quem tem “dom artístico” pode fazer música. Renato parte do ponto de vista de que todas as pessoas podem produzir arte.

Aula 2: Na segunda aula, Renato varia a quantidade de água nas garrafas e, desse modo, regula as sonoridades, criando células rítmicas para acompanhamento vocal. 

Aula 3: Fogo como elemento musical? Na terceira atividade, Renato Gama faz batuque com bacia, pano de prato e colher, e lembra da mística de aquecer os tambores e de como o calor é vital à vida.

Aula 4: Com uma bexiga de festa, o musicoterapeuta e produtor musical cria um agogô de origem banto – dito o instrumento mais antigo do samba. Além da bexiga, você vai precisar de jornal, cola e tesoura. Com foco no ar, esta é a quarta atividade em que Renato parte de um elemento da natureza para criar sonoridades

Aula 5: Fechando um ciclo, Renato Gama apresenta como quinto elemento o ser humano – aquele que é, para muitas comunidades africanas, o guardião do planeta. O instrumento da vez é a gunga – na língua kimbundo, “sino” –, um guizo ou chocalho amarrado no tornozelo que é relacionado com o poder de quem o usa. Ele pode ser feito de vários materiais, nesta atividade será feito de frascos plásticos. Além disso, Renato ensina uma dança para acompanhar o canto.

Compartilhe