Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Bachiana Sesi-SP sob a regência de João Carlos Martins

O concerto conta com solos do jovem violinista Lucas Faria, do tenor Jean William e da mezzo-soprano Adriana Clis

Publicado em 18/10/2013

Atualizado às 20:47 de 02/08/2018

Com um repertório que passeia por Mascagni, Beethoven, Verdi, Puccini, Bizet e Ravel, o maestro João Carlos Martins rege a Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP, no dia 2 de novembro, às 17h, para a plateia externa do Auditório Ibirapuera. O regente também se apresenta ao piano para tocar partituras de Mozart e de Piazzolla, em uma espécie de prévia da sua reestreia nos palcos como pianista profissional, marcada para o fim do mês.

O concerto, que marca a abertura da Semana Ticket Cultura & Esporte, começa com “Intermezzo”, da ópera Cavalleria Rusticana, do compositor italiano Mascagni, e prossegue com a “Sinfonia no 5 em Dó Menor – Op. 67”, de Beethoven. Em seguida, a orquestra interpreta a peça “Bolero”, de Ravel, e “Romance em Fá Maior”, também de Beethoven, com solo do jovem violinista Lucas Faria, talento lapidado pelo maestro, assim como o tenor Jean William, solista nas obras “La Donna È Móbile”, de Verdi, e “Nessun Dorma”, de Puccini. A mezzo-soprano Adriana Clis sola na ópera Carmen, de Bizet.

Para encerrar o concerto, João Carlos Martins assume o piano e executa “Concerto no 27”, de Mozart, e “Libertango”, do argentino Astor Piazzolla, acompanhado pela orquestra. Será uma pequena amostra de sua reestreia nos palcos como pianista profissional, depois de deixar de se apresentar ao piano em 2002. A apresentação está marcada para 23 de novembro na Sala São Paulo.

Bachiana Sesi-SP
Criada por João Carlos Martins em 2004, a orquestra soma mais de mil apresentações nos principais teatros do Brasil e já tocou em palcos importantes ao redor do mundo. Após cinco temporadas em que se apresentou pelo Brasil, também encantou o público americano com cinco atuações de gala – duas no Carnegie Hall, em 2007 e 2008, e três no Lincoln Center, de 2009 a 2011.

João Carlos Martins
Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, teve como um dos pontos altos de sua carreira a gravação da obra completa para teclado desse gênio da música. Por problemas físicos, abandonou os palcos como pianista em 2002, mas não deixou a música de lado, voltando a se apresentar em 2004 como maestro. Fez sucesso em Londres, Paris e Bruxelas como regente convidado. Hoje, aos 73 anos, é regente da Bachiana Filarmônica Sesi-SP.

Semana Ticket Cultura & Esporte
Em comemoração do Dia Nacional da Cultura, 5 de novembro, e com a proposta de levar arte, cultura e esporte ao maior número possível de pessoas, durante duas semanas, de 2 a 17 de novembro, a população de São Paulo ganha uma programação gratuita, com shows, espetáculos teatrais e circenses, sessões de cinema, artes visuais, contação de histórias, esportes e muito mais. O projeto, que é uma iniciativa da Ticket, acontece desde 2007 e já beneficiou mais de 700 mil pessoas, tendo como objetivo principal democratizar o acesso à cultura e ao esporte. Para garantir a sua abrangência, as atrações acontecem em 42 pontos de São Paulo. 

REPERTÓRIO
“Intermezzo” (P. Mascagni)
“Sinfonia no 5 em Dó Menor – Op. 67” (L.V. Beethoven)
“Bolero” (M. Ravel)
“Romance em Fá Maior” (L.V. Beethoven) – Solista Lucas Farias
“La Donna È Móbile” (G. Verdi) – Solista Jean William
“Nessun Dorma” (G. Puccini) – Solista Jean William
Ópera Carmen (G. Bizet) – Solista Adriana Clis

João Carlos Martins ao piano:
“Concerto no 27 para Piano” (W.A. Mozart)
“Libertango” (Astor Piazzolla)

 

Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP
sábado 2 de novembro de 2013
às 17h
duração: 90 min (aproximadamente)
gratuito [plateia externa]
[livre para todos os públicos] L

Compartilhe