Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Orquestra Brasileira do Auditório (OBA)

Formada por alunos da Escola do Auditório, a orquestra se apresenta gratuitamente

Publicado em 03/09/2015

Atualizado às 10:15 de 03/08/2018

A Orquestra Brasileira do Auditório (OBA) sobe ao palco para mostrar um repertório formado por estilos diferenciados de composição na música popular brasileira, sob regência do maestro e arranjador Edson José Alves e de Nailor Proveta, maestro, arranjador, compositor e diretor artístico da Escola do Auditório.

Composta de 36 jovens músicos, todos alunos da Escola do Auditório, a OBA apresenta neste espetáculo um repertório formado por composições de Pixinguinha, Paulinho da Viola, Nelson Cavaquinho e Cartola, entre outros nomes. A apresentação conta, também, com o Coro do Auditório apresentando duas peças solo, sob regência de Daniel Reginato.

Nascida na Escola do Auditório Ibirapuera, a OBA é uma orquestra-escola na qual os alunos aprendem a tocar músicas de diversas épocas, estilos e regiões do país. O grupo parte da formação tradicional de banda sinfônica, mas agrega o regional dos grupos de choro, as percussões e a dupla baixo e bateria.

Segundo Edson José Alves, dirigir essa orquestra é um ótimo desafio. A maioria dos alunos, quando ingressa na OBA, começa a vivenciar como será tornar-se um profissional capacitado a tocar em diversos grupos e formações, principalmente tratando-se da música popular brasileira – que é o foco principal na Escola do Auditório.”

A escola, sob gestão do Itaú Cultural desde 2012, oferece cursos de música brasileira, com duração de cinco anos, a até 170 estudantes (a partir de 12 anos de idade) da rede pública de ensino que residam no município de São Paulo. O objetivo é proporcionar uma sólida formação na área da música popular, unindo teoria e prática.

A escolha dos autores e os estilos musicais trabalhados nos arranjos refletem a filosofia de ensino da escola, que se dedica exclusivamente à música brasileira, com especial atenção para o universo popular.

Orquestra Brasileira do Auditório (OBA)
sábado 26 de setembro de 2015
às 21h
duração: 90 min (aproximadamente)
Gratuito. Distribuição de ingressos na bilheteria do Auditório, uma hora e meia antes da
apresentação.
[livre para todos os públicos]

Compartilhe