Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Orquestra Furiosa do Auditório

Repertório traz composições de grandes nomes da música brasileira

Publicado em 20/07/2015

Atualizado às 10:13 de 03/08/2018

Na primeira apresentação do ano no Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer, a Orquestra Furiosa do Auditório (Furiosa) sobe ao palco para mostrar o encontro dos universos musicais popular e erudito, sob a regência de José Roberto Branco, maestro, arranjador e compositor, e de Nailor Proveta, maestro, compositor, arranjador e diretor artístico-pedagógico da Escola do Auditório.

Formada por 35 jovens músicos e três cantores, todos alunos da Escola do Auditório, a Furiosa apresenta um repertório de composições de grandes nomes da música brasileira, como Pixinguinha, Radamés Gnatalli, Dorival Caymmi, Sivuca e Milton Nascimento.

“Trabalhar com esses jovens, para mim, é um desafio enorme”, diz Proveta. “Todos querem passar pela Furiosa, por alguma razão. Eles sabem que, de alguma forma, passando ali, serão desafiados. E os arranjos que nasceram da Furiosa têm essa intenção; foi dessa vontade deles”, explica.

O grupo parte da formação de big band com nuances de regional de choro, percussão sinfônica e banda de coreto. Criado em 2010 sob a regência de Nailor Proveta, dedica-se exclusivamente à música brasileira, com especial atenção ao popular, refletindo a filosofia de ensino da Escola do Auditório, sob gestão do Itaú Cultural desde 2012.

“A história do encontro da música popular brasileira com a música clássica resultou na Escola do Auditório”, conta Proveta. “E os responsáveis por manter essa tradição são os alunos, que estão recebendo a melhor formação possível, com bons professores, os quais se preocupam com eles não só como músicos, mas como seres humanos melhores”, conclui.

Em 2011, a orquestra gravou o álbum Furiosa no Coreto (independente), com arranjos e composições inéditas, e participou do II Encuentro de Orquestas y Coros Infantiles y Juveniles para el Bicentenario, na Argentina. Em 2013, participou da gravação do Sambabook Zeca Pagodinho, no Rio de Janeiro, lançado pelo Musickeria e pela Universal Music. O álbum ganhou o Prêmio Contigo MPB de Música como Melhor Projeto Especial em 2014.

Orquestra Furiosa do Auditório
domingo 9 de agosto de 2015
às 19h
duração:  90 min (aproximadamente)
gratuito [distribuídos 1h30 antes do inicio do espetáculo]
[livre para todos os públicos]

Compartilhe