Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Orquestra Instituto GPA

Jovens músicos de comunidades de São Paulo se apresentam sob regência do maestro Daniel Misiuk

Publicado em 26/02/2016

Atualizado às 10:20 de 03/08/2018

No dia 11 de março, às 20h, 40 jovens músicos (com idades entre 12 e 21 anos) de comunidades de São Paulo (capital e região metropolitana) sobem ao palco do Auditório Ibirapuera, sob regência do maestro Daniel Misiuk, para o concerto que abre a temporada 2016 de apresentações da Orquestra Instituto GPA. O espetáculo conta com direção artística de Renata Jaffé.

No programa, o encontro das músicas erudita, popular e brasileira, em composições como “Concerto de Brandenburgo N° 3” (Johann Sebastian Bach), “Divertimento em Fá Maior N° 3” (Wolfgang Amadeus Mozart), “Fuga y Mistério” (Astor Piazzolla), “Somebody to Love” (Queen) e “Brasileirinho” (Waldir Azevedo), que já fazem parte do repertório da orquestra.

Formada em 1999, a Orquestra Instituto GPA tem o método Jaffé de ensino coletivo de cordas – criado pelo violinista e professor Alberto Jaffé – como marca e diferencial. Por meio dele, os alunos aprendem a tocar juntos, desde a primeira nota, sem a necessidade de ensaios de naipes, aulas ou estudos individuais. Entre os instrumentos disponíveis para o aprendizado estão violino, viola, violoncelo e contrabaixo.

Atualmente são três as orquestras do Instituto GPA – além de São Paulo, há formações em Santos e no Rio de Janeiro –, compostas de 30 a 40 jovens cada uma. Elas são um desdobramento do Programa de Música & Orquestra Instituto GPA, projeto gratuito e sem fins lucrativos que tem por objetivo trabalhar a educação musical como ferramenta para formar cidadãos. Ao longo de 17 anos de atividades, os grupos já se apresentaram em vários estados brasileiros, além de países como Estado Unidos, Argentina, França e Itália, em mais de 900 concertos.

Orquestra Instituto GPA
sexta 11 de março de 2016
às 20h

Entrada gratuita [os ingressos serão distribuídos na bilheteria do Auditório, uma hora e meia antes da apresentação. Limite de dois ingressos por pessoa. Sujeito à lotação da casa].

[livre para todos os públicos]

 

Compartilhe