Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Orquestra Jovem Tom Jobim

Espetáculo Melhores Momentos da Temporada 2015 terá regência de Nelson Ayres e Tiago Costa e participação especial de solistas

Publicado em 19/11/2015

Atualizado às 10:18 de 03/08/2018

A Orquestra Jovem Tom Jobim mostra composições de grandes nomes da música brasileira, sob a regência dos maestros convidados Nelson Ayres e Tiago Costa, no espetáculo Melhores Momentos da Temporada 2015, que conta com a participação especial de Nailor Proveta (clarinete e saxofone), Ricardo Herz (violino) e Lívia Nestrovski (voz).

No programa da noite, os músicos apresentam composições como “Valsa de Eurídice” (Vinicius de Moraes), “Fuga no 9” (Astor Piazzolla), “Um a Zero” (Pixinguinha), “Águas de Março” (Tom Jobim) e “Fé Cega, Faca Amolada” (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos), com arranjos de Tiago Costa, Nelson Ayres e Nailor Proveta.

“Escolhemos para o grande concerto final os mestres que estiveram ampliando os sonhos sonoros da nossa orquestra”, diz Paulo Braga, coordenador artístico-pedagógico da Emesp Tom Jobim. “Vamos recordar esses momentos sonoros inesquecíveis. Isso não tem preço”, concluiu.

Formada por jovens músicos, a orquestra tem como objetivo o resgate de obras tradicionais de grandes compositores brasileiros e a pesquisa e a experimentação musical, aliando as sonoridades e a expressividade de uma orquestra sinfônica (cordas, madeiras e metais) com a força e o balanço da seção rítmica (piano, contrabaixo elétrico, guitarra, bateria e percussão). Desde 2015, a direção artística é comandada por um conselho artístico composto de Paulo Zuben, diretor artístico-pedagógico da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (Emesp Tom Jobim), e dos maestros e arranjadores Paulo Braga, Tiago Costa e Nelson Ayres.

 

Nelson Ayres
Pianista, arranjador e compositor, iniciou sua carreira na década de 1960, dividindo o palco com Taiguara, Toquinho e Chico Buarque. Com uma bolsa de estudos, tornou-se o primeiro aluno brasileiro a cursar o Berklee College of Music, nos Estados Unidos. Em 1978, criou o quinteto Pau Brasil e, em 1984, estrelou o espetáculo Prisma com César Camargo Mariano. Conhecido por sua atuação como regente e diretor artístico da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, regeu inúmeras orquestras no Brasil e no exterior, incluindo a Orquestra Filarmônica de Israel. Foi ainda apresentador do programa Jazz & Cia., da TV Cultura, e presidente do júri do Prêmio Visa de Música Brasileira. Em 2004, lançou o CD Perto do Coração e, em 2011, Paixão.

Tiago Costa
Pianista, compositor e arranjador, vem transitando entre a música instrumental, a canção e a música orquestral. Ganhou destaque como arranjador e teve suas peças gravadas dentro e fora do Brasil, com obras registradas pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e pela Orquestra Jazz Sinfônica. Trabalhou com inúmeros artistas da música brasileira e já se apresentou nos cinco continentes. Participou como pianista e arranjador dos discos Segundo e Redescobrir, de Maria Rita – ganhadores do Prêmio Grammy. Como pianista e compositor, faz parte do grupo Vento em Madeira e forma um duo com o grande saxofonista Teco Cardoso.

Lívia Nestrovski
Apontada como uma das novas vozes da música nacional, Lívia Nestrovski lançou os discos Duo (2012), com o guitarrista Fred Ferreira – com quem já excursionou pelo país e pelo exterior –, e De Nada Mais a Algo Além (2013), em parceria com Arrigo Barnabé e Luiz Tatit, contendo canções inéditas dos dois.

Nailor Proveta
Natural de Leme, no interior de São Paulo, o saxofonista, clarinetista e regente é considerado um dos principais músicos do Brasil. Foi convidado para acompanhar grandes artistas do país – Milton Nascimento, Gal Costa, Edu Lobo, Raul Seixas, Guinga, Jane Duboc, Joyce, César Camargo Mariano, Maurício Carrilho e Yamandú Costa, entre outros. O musicista também se apresentou com artistas internacionais, como Joe Williams, Anita O’Day, Bobby Short, Benny Carter, Natalie Cole, Ray Conniff e Sadao Watanabe. Atua intensamente nos estúdios de gravação como instrumentista e arranjador. É diretor artístico-pedagógico da Escola do Auditório.

Ricardo Herz
Desde que lançou seu mais recente trabalho solo, Aqui É o Meu Lá – Ricardo Herz Trio, com composições próprias e direção musical de Benjamim Taubkin, o violinista Ricardo Herz, acompanhado de Pedro Ito (bateria e percussão) e Michi Ruzitschka (violão de sete cordas), tem se apresentado nos principais teatros e festivais do Brasil e do exterior. É graduado em violino erudito pela Universidade de São Paulo (USP), e sua sólida formação também vem da renomada Berklee College of Music, nos Estados Unidos, e do Centre des Musiques Didier Lockwood, na França – escola do violinista francês Didier Lockwood, uma lenda do violino jazz.

Orquestra Jovem Tom Jobim
sexta 4 de dezembro de 2015
às 21h
[duração aproximada: 90 minutos]
Gratuito. Distribuição de ingressos na bilheteria do Auditório, uma hora e meia antes da apresentação.
[livre para todos os públicos]

Compartilhe