Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Orquestra Jovem Tom Jobim

Grupo sinfônico presta homenagem aos compositores Moacir Santos e Duke Ellington

Publicado em 07/10/2016

Atualizado às 10:32 de 03/08/2018

Nos dias 22 e 23 de outubro, às 21h e às 19h, respectivamente, a Orquestra Jovem Tom Jobim sobe ao palco do Auditório Ibirapuera – sob a regência dos maestros Nelson Ayres e Tiago Costa – para apresentar o espetáculo Encontro Moacir Santos & Duke Ellington, no qual presta uma homenagem a dois grandes compositores: o brasileiro Moacir Santos (1926-2006) e o norte-americano Duke Ellington (1899-1974). O concerto conta com a participação de músicos do Departamento de Jazz da Escola Juilliard [renomado conservatório de música de Nova York], entre eles, o pianista e professor Elio Villafranca e o grupo Juilliard Artist Diploma Ensemble.

O evento, que fecha a temporada 2016 de apresentações do grupo sinfônico no Auditório, celebra a trajetória de Santos – desde suas andanças no interior do Nordeste brasileiro, passando pelo Rio de Janeiro, até sua consolidação nos Estados Unidos – e a de Ellington, considerado uma das maiores influências no jazz.

No programa, formado por obras de ambos os artistas, estão composições como “Coisa N5  (Nanã)”, “Kathy” e “Suk Cha”, de Santos, “Um Novo Mundo Está Chegando” e “Três Reis Negros (Les Trois Rois Noirs) para Solista e Orquestra”, de Ellington, que mostram a música popular brasileira em sintonia com o jazz.

Composta de jovens músicos, a orquestra foi criada com foco no resgate de obras tradicionais de grandes compositores brasileiros e na pesquisa e na experimentação musical, aliando as sonoridades e a expressividade da orquestra sinfônica (cordas, madeiras e metais) com a força e o balanço da seção rítmica (piano, contrabaixo elétrico, guitarra, bateria e percussão). Conta com direção artística de um conselho integrado por Paulo Zuben, diretor artístico-pedagógico da Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp) Tom Jobim, Paulo Braga, coordenador artístico-pedagógico da Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp) Tom Jobim, além dos maestros e arranjadores Tiago Costa e Nelson Ayres.

Orquestra Jovem Tom Jobim
sábado 22 e domingo 23 de outubro de 2016
às 21h e às 19h
[duração aproximada: 90 minutos]

ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

[livre para todos os públicos]

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Ingresso Rápido, pelo telefone 11 4003 12 12 ou na bilheteria do Auditório:
Horários de funcionamento
sexta e sábado das 13h às 22h
domingo das 13h às 20h

Compartilhe