Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Orquestra Sinfônica de Bamberg

Concerto ao Ar Livre tem programa com obras de Mozart, Beethoven e Rachmaninoff.  

Publicado em 09/05/2016

Atualizado às 10:24 de 03/08/2018

A Orquestra Sinfônica de Bamberg – Filarmônica do Estado da Baviera, composta de 115 músicos, apresenta o Concerto ao Ar Livre, na plateia externa do Auditório Ibirapuera, com a participação dos músicos convidados Günther Forstmaier (clarinetista) e Hinrich Alpers (pianista), sob regência do maestro Jonathan Nott – que realiza sua última turnê internacional à frente do conjunto.

O programa começa com a abertura da peça "As Bodas de Fígaro", de Wolfgang Amadeus Mozart, considerada a mais famosa da ópera, e com o"Concerto para Clarinete", do mesmo compositor, solado pelo clarinetista Günther Fortsmaier. Na sequência, a orquestra executa a abertura de Egmont, de Ludwig van Beethoven – composta para a peça de Goethe de mesmo nome e que se destaca por sua força e por seu caráter triunfante –, e o "Concerto para Piano No 4", de Sergei Rachmaninoff, com o pianista Hinrich Alpers.

Com raízes que remetem a uma tradição musical de mais de 230 anos, a Sinfônica de Bamberg é a segunda atração da Temporada 2016 do Mozarteum, instituto que em parceria com o Auditório realiza esta apresentação. ​

Para mais informações sobre o concerto de sábado 21 de maio, clique aqui.

Sobre a Bamberg
Fundada em 1946, a Orquestra Sinfônica de Bamberg completa 70 anos em 2016. Foi a primeira orquestra da Alemanha a se apresentar fora do país após a Segunda Guerra Mundial, tornando-se embaixadora musical alemã. Em sua trajetória constam mais de 7 mil concertos em mais de 500 cidades e 60 países. O conjunto é presença constante em grandes festivais e nas principais salas de concertos do mundo. Sob a condução e a direção artística de Jonathan Nott, já se apresentou ao então Papa Bento XVI, no Castelo Gandolfo, na Itália. Além do trabalho orquestral, a Bamberg mantém uma academia para jovens talentos, com o objetivo de transmitir a futuros músicos o lendário “som bamberguiano”. Nela, os estudantes conhecem o dia a dia da orquestra e ainda têm a chance de se tornar os próximos músicos do conjunto.

Sobre Jonathan Nott
Ao encerrar seu contrato com a Bamberg em agosto deste ano, o regente inglês Jonathan Nott terá estado à frente da orquestra 658 vezes em 16 anos. Sob a condução de Nott, o conjunto se destacou internacionalmente na execução dos mais variados repertórios e passou a figurar entre as principais orquestras dedicadas ao compositor Gustav Mahler. Juntos, o regente e a sinfônica desenvolveram por quase dez anos o projeto de gravação de diversas sinfonias acabadas de Mahler, num trabalho que recebeu elogios da crítica e importantes prêmios. Em 2017, Nott estreia como regente titular e diretor musical da Orchestre de la Suisse Romande [Orquestra da Suiça Romanda], de Genebra, na Suíça.

Sobre Günther Fortsmaier
As interpretações do clarinetista alemão, consideradas inusitadas, são aclamadas por plateias do mundo inteiro, e certamente não será diferente no Brasil. Günther Forstmaier decidiu tocar clarinete aos 9 anos de idade e teve sua formação nas faculdades de música de Freiburg e Hannover, na Alemanha. Ainda estudante, venceu o Concurso Alemão de Música de Bonn e, logo depois, o Concurso Internacional de Markneukirchen. Nessa época ocupou por dois anos a posição de solista na Orquestra Jovem Gustav Mahler. Atualmente é clarinetista solo na Orquestra Sinfônica de Bamberg. O músico já tocou com todas as grandes orquestras alemãs – como Filarmônica de Berlim, Filarmônica de Munique e Orquestra Sinfônica de Radiodifusão da Baviera – e sob a regência de renomados maestros – como Daniel Barenboim, Wolfgang Sawallisch, Bernard Haitink, Christian Thielemann, Zubin Mehta e Claudio Abbado.

Sobre Hinrich Alpers
O pianista alemão Hinrich Alpers – vencedor de prêmios como a Competição Internacional Telekom Beethoven, em Bonn, na Alemanha, e a Competição Internacional de Piano Laureate of Canada’s Honens, no Canadá – se apresenta em recitais como solista, acompanhado de orquestra ou em formações de música de câmara na Europa, nos Estados Unidos e no Canadá. Estudou com Bernd Goetzke na Escola Superior de Música e Teatro de Hannover, em seu país natal, e se graduou na Escola Julliard, nos EUA, com Jerome Lowenthal. Hoje, ele é professor de piano na Universidade de Música e Teatro de Hannover. Já se apresentou em casas como Carnegie Hall, nos EUA, e realizou turnê ao lado do Quarteto de Cordas TinAlley. Seu disco solo – gravado em 2008 no The Banff Centre, no Canadá – rendeu recitais na Filarmônica de Berlim e na Munich Gasteig [Gasteig Munique] no ano seguinte. É vencedor de prêmios como o Concurso Grieg, na Noruega, o Prêmio do Festival de Música Schleswig Holstein, na Alemanha, e o Mozarteum Salzburg Summer Academy Award, na Áustria.

Orquestra Sinfônica de Bamberg
Concerto ao Ar Livre
domingo 22 de maio
às 11h
[duração aproximada: 60 minutos]

Entrada gratuita [plateia externa]

[livre para todos os públicos]

 

Compartilhe