Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Ouça cinco podcasts de música selecionados no edital Arte como Respiro

Discos clássicos, atuação das mulheres na produção de show e cultura popular são temas abordados

Publicado em 29/11/2020

Atualizado às 17:32 de 06/05/2022

Discos clássicos, atuação das mulheres na produção de show e cultura popular são alguns dos temas abordados nos podcasts indicados a seguir, selecionados pelo edital Arte como Respiro – Música.

Escolha seu favorito e dê o play para navegar em cada uma das histórias!

Macumba no Vinil: Alessandra Leão e Batucada Tamarindo

Se preferir, clique aqui para ser redirecionado à página. 

O episódio aborda os discos mais recentes de Alessandra Leão, Macumbas e Catimbós, e do grupo Batucada Tamarindo, de título homônimo, ambos lançados em 2019. Apresentado por Ramiro Zwetsch, jornalista, DJ, sócio da Patuá Discos e criador do site Radiola Urbana, além de ter sido editor-chefe dos programas Metrópolis e Manos e Minas, na TV Cultura.

Panorama das mulheres na produção de shows

Se preferir, clique aqui para ser redirecionado à página. 

Dani Pinheiro, produtora técnica do Palco Mundo no Rock in Rio, conta suas desventuras em um mundo completamente dominado por homens e convida as mulheres a encararem o desafio de mudar essa realidade.

Disco da Semana

Se preferir, clique aqui para ser redirecionado à página. 

A Tropicália Discos, loja especializada em LPs, os clássicos discos de vinil, iniciou suas atividades em 2004, no Rio de Janeiro. Neste podcast, Marcio Rocha comenta discos clássicos da música brasileira, trazendo curiosidades e o contexto em que eles foram criados. O primeiro a ganhar destaque é Tropicalia ou Panis et Circencis (1968), de Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Nara Leão, Os Mutantes e Tom Zé, além dos poetas Capinam e Torquato Neto.

Mundo Melhor – Volume 1

Ouça aqui.

O Selo Mundo Melhor é um projeto que, desde 2004, realiza registros da cultura popular brasileira, com acervo que conta com mais de 2 mil horas de gravações de tradições inéditas e históricas, registrados em mais de 19 CDs. Parte dessa memória é apresentada neste podcast, que reúne carimbó, coco, banda de pife, maracatus, congados, samba de matuto, entre outros, e ainda nos presenteia com a voz deslumbrante do cantor José Tobias. A apresentação é de Alfredo Bello, criador do selo.

Joyce Moreno [Viva a bossa!]

Se preferir, clique aqui para ser redirecionado à página.

Incendiando a gafieira moderna, no comando da banda maluca ou a bordo de seu inspirado violão, a verve de Joyce Moreno é única. Assim como seu canto, sua palavra e sua música, que ecoam elegantíssimos nas melhores praças do planeta. Madeleines, Copacabana, influências, resgates, atualidades, feminismo, mundo digital, slow music integram esse bate-papo. O Chiado Podcast é apresentado pela jornalista Flávia Souza Lima.

Compartilhe