Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Outubro de 2021: confira os destaques do Itaú Cultural no mês

“Banca de quadrinistas 2021” e “Dona Ruth: festival de teatro negro de São Paulo” compuseram a programação do IC nesse período

Publicado em 01/11/2021

Atualizado às 17:03 de 24/05/2022

Em outubro, o Itaú Cultural (IC) recebeu a sexta edição da Banca de quadrinistas. Pela segunda vez em formato virtual, a mostra selecionou trabalhos de 20 artistas e disponibilizou, durante o mês inteiro, essas HQs. Os quadrinistas selecionados foram: Aureliano, Bernardo Aurélio, Breeze Spacegirl (Flávia Borges), Brendda Maria, Bruna Sudoski, Cartumante (Cecilia Ramos), Daniel Lopes, Ellie Irineu, Fabio Quill, Gabriela Güllich, Helô Rodrigues (Helô Ilustra), Hipácia Caroline, Kione Ayo, Lu Cafaggi, Mandy Barros, Mylle Silva, Pablito Aguiar, samueldegois, Verônica Saiki e Zé Wellington. Além da mostra on-line, houve o debate Crítica de quadrinhos: fundamentos e a cena atual brasileira, ocorrido no dia 4 de outubro. A conversa contou com a participação de Alexandre Linck, Érico Assis e Maria Clara Carneiro, sob mediação de Gabriela Borges. Abaixo, a gravação do encontro.

>>Quer acompanhar as novidades? Siga nossas redes sociais no Facebook, no Instagram e no Twitter e assine a newsletter para receber novidades por e-mail.


Dona Ruth: festival de teatro negro de São Paulo

Como parte do festival em homenagem à atriz Ruth de Souza, a programação organizada pelo IC de 20 a 24 de outubro on-line abriu o evento. Foi a primeira apresentação artística no palco físico da organização (sem público presencial), na Avenida Paulista. Houve uma performance de Luz Ribeiro e um show de Anelis Assumpção.


Quartas com Paulo Freire

O primeiro mês do evento falou da importância de ler a obra de Paulo, sua relação com a arte e a cultura e seu impacto no mundo, entre outras temáticas.


Seminário internacional economia e política da cultura e indústrias criativas

Nos dias 6, 7 e 8 de outubro de 2021, aconteceu o Seminário internacional economia e política da cultura e indústrias criativas, realizado pelo Observatório Itaú Cultural e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com a Unesco. Com conferências, painéis, workshops e apresentações de trabalho, o evento abordou as temáticas cultura e desenvolvimento sustentável, indicadores, cidades criativas e indústrias emergentes.


Colunistas

Na coluna Oráculo, Naine Terena aconselha: “Carregue sempre um pedacinho de pau para, pelo menos, amaciar o mato e percorrer os caminhos”. Em seu texto, ela escreve sobre a arte que vem do mato. Já Laura Erber, na coluna Revelação, reflete sobre o uso de drones. A série Encontros com a nova literatura brasileira contemporânea trouxe três poemas inéditos de Vãngri Kaingáng, os quais evocam os mais velhos, o amor como alimento e o sujeito que se funde em cachoeira. Em Inventário, Daniela Paoliello e Bruno Inokawa transformaram o medo em imagem e texto. E Luísa Pécora, na coluna Grande angular, pensou como o debate sobre raça e gênero no audiovisual tem levado cursos e profissionais a buscar referências mais diversas, além do que se convencionou estabelecer como cânone.

Podcasts

Em 21 de outubro, no Dia do Podcast, a equipe do IC preparou uma seleção com os títulos da organização nesse formato: Diálogos sobre Paulo Freire, Ficções Itaú Cultural, Série +70, Versões do tempo, Mekukradjá e Toca Brasil foram os que entraram na lista. Confira.


Outros destaques para ficar por dentro:

>>“Papo de coxia” \ A dramaturgia pensada para ser ouvida

>>“Poeta em imagens”: Giovanni Venturini

>>Tão jovens! O que os fãs com menos de 25 anos pensam sobre Renato Russo?

>>Que mistério tem Madalena?

Compartilhe