Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Pandemia de coronavírus, um ano depois

Em um ano, aqui no site do Itaú Cultural, refletimos sobre os impactos da pandemia no setor cultural e demos vozes e palco virtual a artistas de várias áreas

Publicado em 11/03/2021

Atualizado às 11:38 de 17/08/2022

No dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a pandemia do novo coronavírus. Na ocasião, 114 nações haviam sido infectadas, com 118 mil infecções e 4.291 mortos. Para ter uma ideia da evolução da pandemia um ano depois, somente no Brasil são mais de 260 mil vítimas da covid-19.

Veja também:
>>
Um planeta de refugiados ambientais: um ano de pandemia, por Ailton Krenak
>>Caramba!: um ano de pandemia, por Silvero Pereira
>>Infinita: um ano de pandemia, por Tulipa Ruiz

O Itaú Cultural, que fechou suas portas ao público no dia 16 de março de 2020 – e está novamente fechado, já que São Paulo está na fase vermelha até pelo menos o dia 19 de março de 2021 –, voltou-se para os conteúdos virtuais, oferecendo ao público uma programação quase toda on-line, dividida entre o Festival Arte como Respiro e o Palco Virtual. Essa programação se somou às exposições presenciais na sede, em São Paulo, liberadas para o público em outubro, seguindo-se os protocolos de segurança.

Além disso, conteúdos exclusivos foram produzidos aqui no site e seções nasceram na pandemia, como a coluna de entrevistas Um Certo Alguém, que já colheu depoimentos de mais de 30 artistas.

O site também passou a reunir conteúdos acerca da pandemia, refletindo sobre os impactos dela no setor cultural. Reunimos aqui algumas das reflexões publicadas nos últimos 12 meses.

- Literatura em tempos de pandemia

Apenas um mês depois de a pandemia ter começado, Luiz Ruffato escreveu dando dicas de livros que tematizam, direta ou indiretamente, o enfrentamento de um mal desconhecido.

- Relatos sobre a covid

O jornalista Cassiano Viana conversou com 12 fotógrafos, de vários lugares do mundo, sobre os impactos, as transformações e o cotidiano durante a crise mundial da covid-19. Todos os relatos podem ser lidos aqui.

Boneco aparece sentado em um banco em um parque, segurando uma placa onde se lê Thank you, obrigado em inglês.
“Sou imigrante em um país em que a cultura do ‘não me toque’ já era muito aceita”, explica Mariana Lemos Duarte. “O abraço não pode ser algo temido”, diz (imagem: Mariana Lemos Duarte)

- O teatro na pandemia

Teatro on-line é teatro? Atores e encenadores refletiram, em julho de 2019, sobre o novo formato que tiveram de acolher. Leia aqui. A série Arte Pós-Pandemia se debruçou sobre várias manifestações artísticas e pode ser lida na íntegra neste link.

- O mercado da música na pós-pandemia

Ainda não saímos da crise mundial da covid-19, mas o jornalista e DJ Ramiro Zwetsch escreveu sobre como ficaria o mercado da música na pós-pandemia. Veja aqui se as previsões dele em junho de 2020 ainda são incógnitas.

- Catálogo de Artes Visuais do Festival Arte como Respiro

Com o objetivo de movimentar a economia criativa de maneira rápida nesse ano atípico, o Itaú Cultural (IC) lançou, entre abril e junho de 2020, a série Arte como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência. No terceiro edital do programa, voltado para a produção de artes visuais, o IC selecionou 140 trabalhos na categoria Produção Artes Visuais e 60 na categoria Série Fotográfica – de um universo de 8.707 inscritos. Neste catálogo você tem acesso a toda essa produção.

- Revista Observatório 28

Esta edição, lançada em janeiro de 2021, pensa a arte e a cultura pós-pandemia de covid-19.

Compartilhe