Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Podcast Paiol Literário oferece “um amplo voo cultural a partir da literatura”

Parceria do Itaú Cultural com o jornal Rascunho, programa estreia no dia 29 de abril

Publicado em 08/04/2020

Atualizado às 17:32 de 06/05/2022

Em parceria com o jornal de literatura Rascunho, o Itaú Cultural lança o podcast Paiol Literário. O programa, que traz entrevistas com autores e críticos, vai ao ar às quartas e sextas-feiras, a partir de 29 de abril, no site do IC. O episódio de estreia conta com a participação de Ana Maria Machado, escritora que, desde os anos 1970, se volta sobretudo ao público infantojuvenil – atuação que lhe rendeu, entre outros, um Prêmio Hans Christian Andersen, espécie de Nobel da área.

As conversas foram gravadas nos encontros da série homônima que o Rascunho realiza desde 2006 em Curitiba, no Paraná. Nas palavras de Rogério Pereira, editor do jornal, o programa é “um amplo voo cultural a partir da literatura e dos livros”. Desde o início do projeto, diz ele, “o Paiol Literário tem um objetivo bastante claro: ser uma radiografia da literatura brasileira contemporânea”.

O podcast é uma das iniciativas que marcam o 20º aniversário do Rascunho. Entre as demais está a reformulação do site do jornal. “No atual”, segue Pereira, “temos conteúdos produzidos a partir de 2008. Com o novo site, teremos todo o conteúdo disponível, desde a longínqua edição número zero, de 8 de abril de 2000”.

Confira a seguir a entrevista completa com o editor.

O que encontramos no Paiol Literário?

Desde 2006, o Paiol Literário tem um objetivo bastante claro: ser uma radiografia da literatura brasileira contemporânea. Para isso, a programação tem sido a mais plural possível, com autores representativos de gerações distintas. Pode-se encontrar nos bate-papos do Paiol Literário alguns dos mais importantes autores brasileiros, numa interessante troca de ideias a respeito da leitura, da literatura e de questões em torno do país. É um amplo voo cultural a partir da literatura e dos livros.

O podcast é uma forma de comemorar o 20º aniversário do Rascunho?

O Rascunho tem algumas ótimas iniciativas para comemorar os quase inacreditáveis 20 anos. O podcast é uma delas. Também teremos em breve um novíssimo site, com assinaturas digitais, conteúdo exclusivo e atualizações diárias. Vamos transformar o site do Rascunho também num espaço para notícias do mercado editorial e literário. Teremos podcasts, vídeos, entre outras novidades. Com apoio do Itaú Cultural, por meio da Lei Rouanet, teremos um seminário sobre literatura e faremos sete encontros do Paiol Literário, em Curitiba. O projeto também terá um site exclusivo.

Pode citar alguns momentos em que, ao longo dos últimos 20 anos, o Rascunho mais se aproximou de uma “obra final”, que prescinde de emendas ou reformulações?

Nunca tivemos o objetivo de ser, digamos, uma “obra final”, mas perseguimos a toda edição uma “obra aberta” a todas as vozes da literatura brasileira. Buscamos a pluralidade, o diálogo. Queremos sempre expandir as fronteiras da literatura, levar os livros a mais pessoas, impulsionar o número de leitores. O Rascunho sempre teve a ambição de ser um amplo palco para os livros. E, nesse trajeto, estamos em busca da emenda perfeita, mas certos de que nunca a encontraremos. Ou seja, estamos condenados (ainda bem) a uma busca permanente. No atual site do Rascunho, temos conteúdos produzidos a partir de 2008. Com o novo site, teremos todo o conteúdo disponível, desde a longínqua edição número zero, de 8 de abril de 2000.

O que significava debater a literatura no Brasil de 2006, quando os encontros do Paiol Literário começaram a ser realizados, e o que significa debater a literatura no Brasil de hoje?

No Brasil, desde sempre, o grande debate deve ser em torno da formação de novos leitores. Obviamente, projetos como o Rascunho e o Paiol Literário têm um papel importante na busca de leitores. A literatura e o seu entorno (jornais, projetos, feiras etc.) terão muito mais relevância à medida que os leitores sejam numerosos e críticos. Portanto, debater a literatura no Brasil será sempre também colocar a formação dos leitores no centro do palco e dilatar ao máximo a consciência de que a leitura reforça e expande a nossa cidadania.

>>> A primeira temporada do podcast Paiol Literário conta com a participação de:

Ana Maria Machado (29 de abril)
Silviano Santiago (1º de maio)
Bernardo Carvalho (6 de maio)
Livia Garcia-Roza (8 de maio)
Rubens Figueiredo (13 de maio)
Marina Colasanti (15 de maio)
Luiz Antonio de Assis Brasil (20 de maio)
Luci Collin (22 de maio)
Cristovão Tezza (27 de maio)
Marçal Aquino (29 de maio)
Affonso Romano de Sant'Anna (3 de junho)
Luiz Ruffato (5 de junho)
José Castello (10 de junho)
Paulo Venturelli (12 de junho)

>>> Em 2010, Rogério Pereira e Rodrigo Garcia, editor da revista Coyote, conversaram com o jornalista Claudiney Ferreira no programa Jogo de Ideias, do Itaú Cultural. No papo, gravado durante a 6ª edição do Fórum das Letras de Ouro Preto, em Minas Gerais, eles falam sobre os desafios de manter uma publicação literária independente. Assista:

Compartilhe