Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Pesquisa inédita de Walter Zanini é lançada no Itaú Cultural

Em "Vanguardas, Desmaterialização, Tecnologias na Arte", o historiador da arte trata de performance, body art, videoarte e cinema experimental, entre outros gêneros

Publicado em 13/09/2018

Atualizado às 18:19 de 09/10/2018

Vanguardas, Desmaterialização, Tecnologias na Arte, livro inédito do historiador da arte e crítico Walter Zanini (1925-2013), será lançado no dia 17 de setembro, às 19h, na sede do Itaú Cultural, em São Paulo. A pesquisa, organizada por Eduardo de Jesus, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), aborda o movimento da arte desde o século XIX, passando pelas vanguardas do século XX e chegando à década de 1980.

O lançamento conta com um debate sobre a importância de Zanini no cenário artístico e cultural, com participação de Eduardo de Jesus, da crítica de arte Cacilda Teixeira, da artista visual Regina Silveira e do gestor cultural Martin Grossmann. Para participar do evento, confirme presença pelo e-mail eventos@itaucultural.org.br.

Walter Zanini também foi crítico e curador. Foi responsável pela estruturação do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da Universidade de São Paulo (USP). Eduardo de Jesus organizou o livro póstumo a partir de uma pesquisa inacabada. Os capítulos estavam em diversas fases de conclusão, o que exigiu um apurado trabalho de edição. Além do texto, a publicação traz cerca de 150 imagens de obras de arte.

Nos períodos estudados, Zanini descreve um arco que segue dos processos artesanais à industrialização, e daí à eletrônica. Analisa a arte cinética, a performance, a body art, o cinema de artista e experimental, a videoarte. Em suma, explora as relações entre arte e tecnologia e os procedimentos artísticos que procuram uma “desmaterialização”, um caráter não permanente, efêmero para as obras de arte.

Lançamento Vanguardas, Desmaterialização, Tecnologias na Arte, de Walter Zanini
segunda 17 de setembro de 2018
às 19h

[duração aproximada: 120 minutos]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 224 lugares
confirme presença por eventos@itaucultural.org.br

Compartilhe