Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

"Pesquisar a Literatura Brasileira Contemporânea - Padecer no Paraíso?" - Jogo de Ideias (2009) - Programa 2 (parte 1)

Os convidados deste Jogo de Ideias especial fizeram parte, no mês de dezembro de 2009, da segunda edição do projeto Conexões Itaú...

Publicado em 05/09/2012

Atualizado às 14:59 de 13/08/2017

Os convidados deste Jogo de Ideias especial fizeram parte, no mês de dezembro de 2009, da segunda edição do projeto Conexões Itaú Cultural: Pesquisar a Literatura Brasileira Contemporânea -- Padecer no Paraíso?,fórum de debates sobre o lugar dos pesquisadores da literatura no exterior, realizado no Rio de Janeiro.

Os depoimentos captados no encontro geraram dois programas. Neste último, os convidados falam sobre os diferentes caminhos percorridos por leitores, estudiosos ou não, para conhecerem autores brasileiros da literatura contemporânea. O pesquisador italiano, Roberto Vecchi, professor de literatura brasileira e portuguesa, na Universidade de Bolonha, deixa bem claro: "na Itália, temos as formas mais simplificadas de comunicação, não as mais complexas, as formas mais simplificadas como a mídia, a internet, os blogs, os chats, os twitters, são importantíssimos, mas não preenchem uma função que é aquela da literatura."

Destaque também para o trabalho de tradução dos livros brasileiros no exterior. Jogo de Ideias revela qual é a importância de um tradutor e quais as dificuldades para que um livro brasileiro seja traduzido.

Apresentação e direção: Claudiney Ferreira

Compartilhe