Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

"Poeta em imagens": Maria Isabel Iorio

Nesta série, autores se apresentam de forma não convencional, por meio de fotografias, desenhos ou do que sua criatividade permitir

Publicado em 19/09/2021

Atualizado às 18:36 de 16/08/2022

Poeta em imagens propõe que autores se apresentem de maneira não convencional, por meio de fotografias, desenhos ou do que sua criatividade permitir, e comentem essas escolhas. Acesse também a publicação no Instagram do IC.

Um objeto companheiro

Fotografia colorida de um molho de quatro chaves das quais uma está quebrada
(imagem: Maria Isabel Iorio)

Qual é a função desse objeto na sua vida?

Uma chave que não abriria mais casa nenhuma. 

Um poema especial

Texto escrito em branco sobre fundo preto. Se lê ONTEM À NOITE TIVE UM SONHO I Ontem à noite sonhei que fazia amor com minha mãe melhor dizendo não conseguia fazer amor com minha mãe porque sempre chegava alguém para interromper (...) III Passei um mês perguntando a todo tipo de pessoas - homens e mulheres - se haviam sonhado que iam para a cama com suas mães e eles - homens e mulheres - me diziam que não que de nenhuma maneira eles e elas não sonhariam com estas indecências - um coisa suja destas - até que me dei conta de que eles não tinham mães bonitas. Cristina Peri Rossi, PlayStation (2009)
(imagem: Maria Isabel Iorio)

Por que esse poema?

Pelo deboche, crueldade, interrupção. Esse poema, aqui só em parte, abre meu livro novo, DIA SIM DIA NÃO FAZER CHANTAGEM, como epígrafe, gesto imaginário. O poema na íntegra está disponível na internet.

Autorretrato

Retrato da poeta da cintura para cima. Ela está sentada. Ela é branca, Tem cabelo comprido amarrado em um coque bagunçado, sobrancelhas descoloridas, olhos escuros. Olha séria para a frente. Está de camiseta branca e blusa preta por cima. Seu braço esquerdo está apoiado na perna e a mão está perto do rosto, Ela tem band-aids nos dedos anelar e indicador. Ao fundo há uma parede branca e um papel com um desenho colado nela, no canto superior esquerdo.
(imagem: Maria Isabel Iorio)

Uma mentira e uma verdade sobre você, sem revelar qual é qual.

Sei dormir, minha mão vive machucada. 

O que é poesia para você?

Fotografia colorida de um rabo de gato preto entrando na imagem pelo lado direito sobre um lençol branco
(imagem: Maria Isabel Iorio)

O que é poesia?

Um rabo peludo, se mexendo, se mexendo, contra nossa vontade.

Compartilhe