Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Ponto BR

Vencedor do Prêmio da Música Brasileira como melhor grupo na categoria regional, o Ponto BR se apresenta no Auditório Ibirapuera

Publicado em 04/10/2013

Atualizado às 20:46 de 02/08/2018

Cirandas, cocos, maracatus, bumba-boi, rojões e batuques. Com a proposta de aproximar os ritmos tradicionais da população urbana, o coletivo Ponto BR apresenta o show Na Eira, que acontece no dia 18 de outubro às 21h.

Selecionado pelo Edital 2012 do Programa Natura Musical, o coletivo é composto de mestres da cultura tradicional e músicos contemporâneos radicados em São Paulo, mas de várias partes do país. São eles Mestre Humberto de Maracanã, do Bumba-Boi de Maracanã, do Maranhão; Mestre Walter França, do Maracatu Estrela Brilhante, do Recife; e Mestra Zezé Menezes, caixeira do divino, da Casa Fanti-Ashanti, também do Maranhão. Já os músicos radicados em São Paulo são o pernambucano Eder “O” Rocha, a paulistana Renata Amaral, o suíço Thomas Rohrer e o maranhense Henrique Menezes. Todos eles, além de grandes pesquisadores da cultura popular, são bastante atuantes na cena contemporânea por meio de trabalhos com os grupos A Barca, Mestre Ambrósio e Nação Zumbi e com artistas como Zeca Baleiro, Ivaldo Bertazzo e Zélia Duncan.

O show Na Eira é fruto da imersão do grupo em ensaios e encontros registrados ao vivo, que resultaram em CD homônimo. Depois de uma longa convivência com as comunidades e com os mestres, guardiões dessa cultura, originaram-se registros e documentários dessas manifestações. O repertório composto de cocos, cirandas, carimbós, bumba-boi e tambor de mina, entre outros gêneros, explora a possibilidade desses diálogos com o uso de bases pré-gravadas e recursos cênicos de dança.

Ponto BR
sexta 18 de outubro de 2013
às 21h
duração: 80 min (aproximadamente)
gratuito [os ingressos serão distribuídos uma hora e meia antes da apresentação]
[livre para todos os públicos] L

 

Compartilhe