RELEASE      |     DEPOIMENTO    |      CONTEXTO     |    DRUMMOND FALA DE CARTOLA      |      FOTOS     |      AUDIOVISUAIS      |      PROGRAMAÇÃO PARALELA      |     SERVIÇOS

PRESS KIT

DEPOIMENTO

Além de compartilhar a curadoria desta Ocupação com núcleos do Itaú Cultural, Fabiana Cozza é intérprete de Cartola e diz que foi somente a partir da pesquisa feita pelo grupo de curadores que ela conheceu a essência do músico. Eis o seu depoimento

“Conhecia o Cartola à distância, da vitrola. Quando criança os seus LPs faziam parte da trilha sonora que meu pai selecionava a cada domingo para ouvirmos juntos durante o almoço. Confesso que ele, o próprio Cartola, me apresentou a vários cantores que por sua vez me embalavam em suas melodias.

 

Desde que aceitei o convite para participar da Ocupação Cartola como curadora revisitei sua obra e por dias, antes ainda do primeiro encontro com a equipe, me perguntava quem era aquele senhor a quem chamavam de ‘mestre’, de ‘sambista’, de ‘Divino’, fundador da Estação Primeira de Mangueira etc etc.

 

 

 

Nas palavras de Fabiana Cozza

Muitos superlativos e adjetivos vestiam bem Cartola mas havia algo que escapava a qualquer enquadramento estético ou de gênero, de tempo ou lugar. A sua poesia. É ela que nos toma de assombro, nos emociona, chega na frente. Assim foi ao longo de toda a sua vida de compositor em diferentes momentos, nos encontros e parcerias com outros artistas, no morro de Mangueira ou nas esquinas do centro do Rio de Janeiro.

 

Desta forma, fomos sentindo e entendendo quem era o Cartola, como ele chegava até nós a partir do que não estava dito, escrito, determinado. Mas sim, partindo de um olhar atento, afetivo, silencioso e dedicado a este extraordinário melodista e poeta imenso.

Tudo o que fizemos passou por uma escuta delicada. Ouvimos as fotos, ouvimos os manuscritos, ouvimos os entrevistados – amigos, familiares, artistas—, ouvimos os ruídos do morro da Mangueira. Vimos a roseira na casa em que viveu.

 

Estamos muito perto da inauguração desta Ocupação Cartola e me sinto mais próxima dele. Este trabalho é um abraço agradecido a um dos mais importantes artistas do Brasil. Talvez a rosa que gostaríamos de lhe dar.”

 

Fabiana Cozza