Contribuição pioneira no setor por parte

de uma instituição cultural

A história da mostra Filmes e vídeos de artistas na Coleção Itaú Cultural tem início em 2011, em consonância com o começo da constituição deste acervo das obras de artistas brasileiros na intersecção entre as artes contemporâneas e o audiovisual. O objetivo é preservar e difundir essa área de expressão. Veja o texto institucional A Memória e o Presente do Audiovisual Experimental sobre o tema

A história da mostra Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural tem início em 2011. Neste ano, começa-se a construir um acervo das obras de artistas brasileiros na intersecção entre as artes contemporâneas e o audiovisual, com os objetivos de preservar e difundir essa área de expressão.

 

A ocasião foi marcada por um seminário realizado em maio daquele ano, Filme, Vídeo e Arte: Compartilhando Experiências. Com participação de representantes de centros culturais e especialistas, foram debatidos os desafios da constituição de um acervo; por exemplo, quais as melhores práticas de conservação e difusão.

 

A partir de 2013, o Itaú Cultural, por meio de parcerias com outras instituições, passou a apresentar a coleção ao país em exposições itinerantes. Foram visitadas as cidades de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Belém (PA), Recife (PE), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). Esta é a primeira vez que as obras são exibidas na sede do instituto, em São Paulo.

 

Com curadoria de Roberto Moreira S. Cruz, Filmes e Vídeos de Artistas enfoca dois eixos. O primeiro retoma os pioneiros do audiovisual experimental no país, um grupo que desde a década de 1970 explora esses recursos – são nomes como Nelson Leirner, Letícia Parente e Regina Silveira.

O segundo retrata a produção atual: Cao Guimarães, Rivane Neuenschwander, Thiago Rocha Pitta e Eder Santos, entre outros.

 

Esse panorama é apresentado em São Paulo de maneira ainda mais rica: foram adquiridas obras de Paulo Bruscky, Rafael França e Letícia Ramos. Além disso, a exposição paulistana traz uma linha do tempo do desenvolvimento do cinema e do vídeo brasileiros. Esse conteúdo é publicado no fôlder produzido pelo instituto para a exposição em versão expandida, e se estende, com entrevistas, em youtube.com/Itaucultural.

 

Para além do seu percurso particular, Filmes e Vídeos de Artistas se enquadra em uma série mais ampla de ações realizadas pelo Itaú Cultural como incentivo à produção audiovisual. De 1997 a 2011, por exemplo, o instituto realizou em Belo Horizonte a Mostravídeo, um espaço de exibição para essas obras. Desde 1998, o Rumos, o maior programa do instituto de apoio à cultura, estimula projetos na área.

 

Por fim, pode-se destacar que esse acervo audiovisual faz parte de um repertório artístico e histórico maior. A Coleção Itaú Cultural compõe o Acervo de Obras de Arte do Itaú Unibanco, com cerca de 13 mil peças entre pinturas, gravuras, fotografias, esculturas, instalações e outras. É o maior acervo artístico de uma companhia privada na América Latina.

2016 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO