OUTRAS ATIVIDADES

Programação paralela à Ocupação Maria e Herbert Duschenes

acontece dentro do espaço expositivo

 

Os núcleos do instituto para a Educação e Relacionamento, as Artes Cênicas e a Produção

de Exposição elaboraram uma série de atividades que acompanham a mostra com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre este casal de educadores e formadores, que resultou em importante patrimônio imaterial nas áreas de história da arte, da cultura e da dança no Brasil

 

 

 

Partituras para Maria com performances do Grupo Lagartixa na Janela, sob direção de Uxa Xavier. Aulas abertas com convidados especiais que viveram experiências significativas com os homenageados. A série (Re)conhecendo Duschenes  conduzida pelos educadores do Itaú Cultural para falar da importante atuação do casal no cenário cultural e educacional de São Paulo. As três atividades formam a programação paralela à mostra Ocupação Maria e Herbert Duschenes para que o visitante adquira mais conhecimento sobre a vida destas duas personalidades toda voltada para a formação e a educação. A elaboração deste conjunto de ações é dos núcleos do instituto para a Educação e Relacionamento, as Artes Cênicas e a Produção de Exposição.

 

Toda a programação é realizada dentro do espaço expositivo, em uma espécie de arena composta no centro da cenografia especialmente para este fim. As performances Partituras para Maria foram desenvolvidas pelo Grupo Lagartixa na Janela para este espaço. Tem duração aproximada de 10 minutos em que as performers Aline Bonamim, Thais Ushirobira, Suzana Bayona, Barbara Schill, Tatiana Cotrim elaboram com o seu gestual corporal um diálogo com o legado de Maria Duschenes.

 

A direção é de Uxa Xavier, que quando criança, em 1969, acompanhava a sua mãe nas aulas com Maria. Depois de alguns anos – mais velha e decidida a transformar a dança em profissão – procurou a antiga professora para se aprofundar no tema da dança para crianças. Em 1990, ela fez parte da equipe de artistas e educadores do espetáculo de sua mestra Origens I, dança coral realizada com 150 pessoas no Teatro Municipal de São Paulo. É especialista no método Laban – o mesmo que Maria introduziu pioneiramente no Brasil – pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, dirige o Lagartixa na Janela, que desenvolve pesquisas sobre dança em espaços públicos e sobre a pedagogia em dança contemporânea para crianças.

 

As performances têm início no dia da abertura da Ocupação Maria e Herbert Duschenes (quarta-feira, 27), a partir das 20h. Elas são repetidas no dia seguinte, às 18h, 18h30 e 19h, e prosseguem por todas as terças-feiras e quintas-feiras até 9 de junho.

 

Na série (Re)conhecendo Duschenes, realizada durante todos os finais de semana no período da ocupação os educadores do Itaú Cultural conduzem uma conversa sobre a atuação do casal no meio da cultura e da educação na cidade. O encontro acontece também dentro da própria exposição, toma como ponto de partida a trajetória pessoal e profissional da dupla e convida o público a compartilhar suas experiências pessoais.

 

Com duração de 60 minutos, (Re)conhecendo Duschenes começa no fim de semana do sábado, dia 30, e domingo, dia 1 de maio, às 17h. Os encontros com os educadores são repetidos, a partir daí, todos os finais de semana até 11 e 12 de junho, dia em que a Ocupação Maria e Herbert Duschenes é encerrada.

 

A série Aulas Abertas soma sete encontros com convidados especiais que viveram experiências significativas com os educadores Maria e Herbert. A partir dos relatos pessoais, o público é levado a um mergulho em histórias que mostram a construção do patrimônio imaterial e a contribuição que eles deixaram nas áreas de história da arte, da cultura e da dança no Brasil. As aulas acontecem todas as quartas-feiras, com início às 19h do dia 27, o mesmo em que a mostra é inaugurada, e término em 8 de junho. A primeira é com o curador de artes visuais Agnaldo Farias, que fala sobre a sua convivência com o professor Herbert.

 

Farias conheceu Herbert Duschenes em 1976 e, nos três anos seguintes, foi frequentador assíduo da residência do casal. Hoje, é professor-doutor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), crítico de arte e curador. Realizou trabalhos para instituições como o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), o próprio Itaú Cultural e a Fundação Bienal de São Paulo.

 

 

SERVIÇO

 

Programação Paralela – Ocupação Maria E Herbert Duschenes

Partituras para Maria

Com o grupo Lagartixa na Janela

Direção de Uxa Xavier

Abertura: dia 27 de abril (quarta-feira), a partir das 20h

Dia 28 (quinta-feira), às 18h, 18h30 e 19h

Dias 3, 5, 10, 12, 17, 19, 24, 26 e 31 de maio e 2, 7 e 9 de junho (terças-feiras e quintas-feiras), às 18h, 18h30 e 19h

Classificação indicativa: livre

Duração: 10 minutos

Entrada gratuita

Piso Paulista (espaço expositivo)

 

(Re)conhecendo Duschenes

Conversa sobre a importante atuação de Maria e Herbert Duschenes

Com educadores do Itaú Cultural

Abertura: dia 30 de abril (sábado) e 1 de maio (domingo), às 17h

Dias 30 de abril 1, 7, 8, 14, 15, 21, 22, 28 e 29 de maio e 4, 5, 11 e 12 de junho (sábados e domingos), às 17h

Classificação indicativa: livre

Duração: 60 minutos

Entrada gratuita

Piso Paulista (espaço expositivo)

Interpretação em Libras nos dias 30 de abril e 1, 21 e 22 de maio

 

Aula aberta

Abertura: Herbert por Agnaldo Farias

Dia 27 (quarta-feira), às 19h

Com convidados a confirmar: 4, 11, 18 e 25 de maio e 1 e 8 de junho (quartas-feiras), às 19h

Classificação indicativa: livre

Duração: 60 minutos

Entrada gratuita

Piso Paulista (espaço expositivo)

Interpretação em Libras

Voltar