.05

COMISSÃO DE SELEÇÃO

Grupo multidisciplinar de diversas áreas

Conheça os membros da Comissão de Seleção, formada por 22 profissionais que se inter-relacionam com a cultural brasileira e por gestores da própria instituição. Saiba, ainda, quem são os 30 avaliadores que realizaram a primeira fase seletiva.

Adriana Gehres    

Professora e pesquisadora de dança. Faz parte do núcleo Recife, no Mapeamento da Dança nas Capitais Brasileiras e no Distrito Federal (1ª etapa)"

Beá Meira

Ilustradora, designer gráfica e professora. Formada em arquitetura, promove trabalhos de intervenção urbana com artistas da periferia do Rio de Janeiro.

Jeferson De

Cineasta. Dirigiu os curtas-metragens Distraída para a Morte (2001), Carolina (2003) e Narciso Rap (2005) e o longa Bróder (2010), eleito melhor filme no Festival de Cinema de Gramado.

João Cezar de Castro Rocha

Professor de literatura comparada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), é presidente da Associação Brasileira de Literatura Comparada (Abralic) e consultor do programa Conexões Itaú Cultural

Karla Martins

Atriz, produtora, gestora pública e contadora de histórias. Atualmente exerce a presidência da Fundação de Cultura do estado do Acre.

Marcos Galindo

Professor de ciência da informação e diretor de cultura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além de coordenador científico do Laboratório de Tecnologia do Conhecimento (Liber), onde desenvolve os projetos Rede Memorial de Pernambuco e Preservação da Memória Digital.

Maria Hirszman

Jornalista e crítica de artes. Colabora em diversas publicações, como o jornal O Estado de S. Paulo e a Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras.

Natália Garcia

Jornalista e repórter freelancer, criou o projeto de investigação urbanística Cidades para Pessoas, financiado por meio de plataformas colaborativas.

Paulo Mattos

Administrador e produtor cultural, coordena a área de programação do Espaço Sesc, na capital fluminense.

Pena Schmidt

Autor, produtor musical e diretor do Centro Cultural São Paulo (CCSP), da Secretaria Municipal de Cultura. Participou como palestrante do Rumos Itaú Cultural 2004-2005.

Tiganá Santana

Compositor, cantor e violonista. Gravou os álbuns Maçalê (2009) – primeiro registro brasileiro de composições autorais em línguas africanas –, The Invention of Colour (2013) e Tempo & Magma (2015).

Valmir Santos

Jornalista, crítico, pesquisador teatral e editor do site Teatrojornal – Leituras de Cena (teatrojornal.com.br) Escreveu capítulos e livros com perfis históricos de grupos de teatro.

PELO ITAÚ CULTURAL

 

Claudiney Ferreira

Jornalista, radialista, produtor e gestor cultural, é gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura do Itaú Cultural.

Edson Natale

Músico, organizador do Guia Brasileiro de Produção Cultural, autor de livros infantis, é gerente do Núcleo de Música do Itaú Cultural.

Comissão de Avaliação

Antes de passarem para a Comissão de Seleção, as propostas foram examinadas por 30 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país, os quais realizaram a primeira fase seletiva. São eles:

 

Adriana Schneider, atriz, diretora e pesquisadora; Alexandre Staut, jornalista, crítico e escritor; Alice Coutinho, produtora e gestora cultural; Amaury Cacciacarro, diretor do Festival Contemporâneo de Dança de São Paulo; Antonio Marcos Pereira, professor e crítico literário; Carlos Gomes, coordenador da área de fomento ao teatro do município de São Paulo; Carol Almeida, jornalista e produtora cultural; Cassandra Mello, produtora audiovisual; Chico Correa, músico; Cristina Cuesta Lozano, diretora, atriz e professora de teatro; Fernando Sampaio, diretor do circo Zanni e artista circense; Flor Brazil, produtora audiovisual; Gabriela Gonçalves, produtora cultural e pesquisadora de dança; Isabel Ayres, responsável pela biblioteca da Pinacoteca do Estado de S. Paulo; Júlio Martins, curador; Keka Reis, roteirista e diretora de cinema; Kil Abreu, jornalista, crítico e pesquisador de teatro; Manoela Leão, produtora e curadora literatura; Marcus Bastos, artista, curador e pesquisador; Maria de Jesus Gonçalves, historiadora, gestora e produtora cultural; Marina Weiss, cineasta; Natália Mallo, atriz de teatro e curadora de dança; Parteum, músico; Patrícia Bonani, ilustradora e artista visual; Paula Amaral, produtora e gestora cultural; Renata Felinto, artista visual e arte educadora;  Renato Gama, músico; Shima, artista visual, trabalha a gastronomia nas artes visuais; Solange Ferraz de Lima, historiadora na área de cultura material e visual; e Vânia Leal, curadora e professora de história da arte.

Ana de Fátima Sousa

Gerente do Núcleo de Comunicação do Itaú Cultural, é formada em jornalismo e experiente em produção de música.

Galiana Brasil

Atriz e gestora do núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural. Possui atuação e produção científica nos campos da pedagogia do teatro, da produção cultural e da gestão nas artes cênicas.

Marcos Cuzziol

Doutor em artes visuais, é desenvolvedor de games, organizador de exposições de arte e tecnologia e gerente do Núcleo de Inovação do Itaú Cultural.

Tânia Rodrigues

Gerente do Núcleo Enciclopédia do Itaú Cultural e experiente em memória e direitos autorais.

Anna Paula Montini

Gerente do jurídico do Itaú Cultural e integrante da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (Cnic), do Ministério da Cultura.

Henrique Idoeta Soares

Formado em artes cênicas, com especialização em didática do ensino superior. Atuou como professor universitário e é atualmente gerente do Núcleo de Produção do Itaú Cultural.

Sofia Fan

Produtora e pesquisadora de arte – com atuação em projetos de mediação, formação e produção de exposições –, é gerente do Núcleo de Artes Visuais do Itaú.

Valéria Toloi

Arquiteta, trabalha com artes visuais, com experiência no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), no Centro Cultural São Paulo (CCSP) e no Itaú Cultural, onde é gerente do Núcleo de Educação Cultural.

PRESSKIT DIGITAL 2016