Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Programa Ocupação completa 30 edições

Com a exposição sobre o cartunista Glauco Vilas Boas, em cartaz no Itaú Cultural até o dia 21 de agosto, o Ocupação chega à sua 30ª edição

Publicado em 02/08/2016

Atualizado às 16:29 de 12/08/2022

 

captura_ocupacao

 

Com a exposição sobre o cartunista Glauco Vilas Boas, em cartaz no Itaú Cultural até o dia 21 de agosto, o Ocupação chega à sua 30ª edição. Em maio de 2016, o programa – que teve início em 2009, com uma exposição sobre o artista visual Nelson Leirner – completou sete anos de existência, com um público total de mais de 800 mil visitantes.

A iniciativa realiza anualmente mostras sobre nomes fundamentais da arte e da cultura brasileiras ligados a diversas áreas de expressão. Além de revelar a obra e se aprofundar no processo criativo de cada um dos artistas, a exposição possibilita ao público saber um pouco mais sobre o contexto histórico e político da época em que o homenageado viveu, assim como as influências que foram essenciais para a sua produção e para a de seus contemporâneos.

Completam a experiência do visitante uma publicação sobre o homenageado da vez e um site que reúne todas as 30 edições do Ocupação. Para conhecê-los acesse, respectivamente, o Issuu do Itaú Cultural e itaucultural.org.br/ocupacao.

Entre os ícones da música que já tiveram sua trajetória celebrada estão Chico Science, Jards Macalé, Dona Ivone Lara e Elomar. Contam parte da história das artes cênicas brasileiras Zé Celso, Sérgio Britto, Companhia de Teatro Giramundo, João das Neves, Antonio Nobrega, Companhia Ballet Stagium e Grupo Corpo. Integram a área das artes visuais Abraham Palatnik, Regina Silveira, Flávio Império, Nelson Leirner, Cildo Meireles, Aloisio Magalhães e José Artigas. Entre os escritores, poetas e quadrinistas estão Paulo Leminski, Haroldo de Campos, Hilda Hilst, Nelson Rodrigues, Angeli, Laerte e Glauco; entre os diretores e roteiristas de cinema, Nelson Pereira dos Santos, Luiz Sergio Person e Rogério Sganzerla.

A iniciativa dedica-se ainda a explorar áreas de pesquisa como a moda, a educação e a gestão cultural – como nas edições sobre Zuzu Angel, Maria e Herbert Duschenes e Mário de Andrade. O Itaú Cultural persiste, assim, em seu objetivo de preservar a memória artística e promover o diálogo da nova geração de artistas com os criadores que os influenciaram. Para o final de 2016 estão previstas mostras sobre o músico e poeta Cartola e sobre o ativista negro, artista visual e escritor Abdias do Nascimento.

Tendo como ponto de partida as dez últimas edições do programa Ocupação, listamos o vídeo mais visualizado de cada artista em ordem decrescente:

1º – Ocupação Elomar
https://www.youtube.com/watch?v=FViZS8CzzSw

2º – Ocupação Dona Ivone Lara
https://www.youtube.com/watch?v=aQiwAvtJmT0

3º – Ocupação Vilanova Artigas
https://www.youtube.com/watch?v=b6k8bHrsAls

4º – Ocupação Hilda Hilst
https://www.youtube.com/watch?v=O0SYsdkdQqM

5º – Ocupação Giramundo
https://www.youtube.com/watch?v=ascTmQYaWWM

6º – Ocupação Grupo Corpo 40 Anos
https://www.youtube.com/watch?v=39HxdRzUTLs

7º – Ocupação Person
https://www.youtube.com/watch?v=YcxvFIdpDy8

8º – Ocupação João das Neves
https://www.youtube.com/watch?v=cmOwdOxPDFI

9º – Ocupação Glauco
https://www.youtube.com/watch?v=awt_aI-OIRQ

10º – Ocupação Maria e Herbert Duschenes
https://www.youtube.com/watch?v=TcrDssBs8-g

Compartilhe