Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Programação musical - 12 e 13 de maio

Conheça as atrações musicais que o Itaú Cultural recebe no mês de maio

Publicado em 26/04/2016

Atualizado às 10:23 de 03/08/2018

No mês de maio, o Itaú Cultural recebe duas apresentações musicais de peso. Ava Rocha, filha do cineasta Glauber Rocha, sobe ao palco do instituto no dia 12, enquanto a banda de rock Hurtmold, formada no final dos anos 1990, faz show no dia 13.

A cantora Ava Rocha executa canções de seu primeiro álbum solo, lançado em março do ano passado e que leva como título parte de seu nome de batismo, Ava Patrya Yndia Yracema. Sob influências cheias de tempero, Ava encarna diferentes personagens em canções como “Boca do Céu”, “Hermética” e “Transeunte Coração”, as quais revelam ainda uma vertente intensa da MPB, combinada a grooves afros, amazônicos, cheios de poesia, distorções e improvisos.

No repertório há também composições da cantora que não estão em seu álbum, como “Olorozui” e “Lyngua Loka”, além de músicas de outros compositores, como “Canção de Protesto” (Negro Leo e Ricardo Pitta), “Fragmento Perseguição” (Glauber Rocha e Sérgio Ricardo), “Iracema” (Adoniran Barbosa) e “Canoa, Canoa” (Nelson ngelo e Fernando Brant). No palco, a cantora é acompanhada por Thomas Harres (bateria, percussão e mpc), Marcos Campello (guitarra), Eduardo Manso (synths e guitarra) e Felipe Zenicola (baixo elétrico).

No dia seguinte (13), é a vez de a banda Hurtmold se apresentar no instituto. O grupo de rock é formado pelos amigos Mauricio Takara (bateria e trompete), Guilherme Granado (teclado e eletrônicos), Marcos Gerez (baixo), Mário Cappi (guitarra), Fernando Cappi (guitarra) e Rogério Martins (percussão e clarone). Suas referências, no entanto, vão além do rock 'n' roll – com vários instrumentos, o conjunto alcança uma sonoridade de forte caráter orgânico, recheada de texturas e aberta a improvisações.

No show, a banda apresenta um repertório que inclui músicas de seus álbuns mais antigos, como Cozido (2002), Mestro (2004), Hurtmold (2008) e Mils Crianças (2012). O destaque fica por conta de novas canções, compostas para um disco em parceria com o mineiro Paulo Santos, percussionista do grupo de música instrumental Uakti. O álbum está em fase de finalização e tem lançamento previsto para o segundo semestre de 2016, pelo selo Sesc.

“O Paulinho usou vários instrumentos que ele tocava no Uakti, todos com aquela sonoridade única. Isso trouxe muitas cores novas para o som, além de toda a força e vibração que ele leva para as músicas”, conta o guitarrista Fernando Cappi. “A presença dele e o jeito como ele toca sempre modificam para o bem a energia tanto do palco como do estúdio.”

Ava Rocha
quinta 12 de maio de 2016
às 20h
[duração aproximada: 80 minutos]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 249 lugares

Entrada gratuita – ingressos distribuídos com meia hora de antecedência

[livre para todos os públicos]

Hurtmold
sexta 13 de maio de 2016
às 20h
[duração aproximada: 80 minutos]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 249 lugares

Entrada gratuita – ingressos distribuídos com meia hora de antecedência

[livre para todos os públicos]

Compartilhe