Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Projeto 85 – A Dívida em Três Episódios

O espetáculo parte da pergunta: O que fazíamos em 1985?

Publicado em 04/08/2015

Atualizado às 10:13 de 03/08/2018

Nos dias 15 e 16 de agosto os grupos [ph2]: Estado de Teatro (de São Paulo), La Maldita Vanidad (de Bogotá) e Lagartijas Tiradas al Sol (da Cidade do México) apresentam no Itaú Cultural Projeto 85 – A Dívida em Três Episódios, espetáculo contemplado pelo programa Rumos 2013-2014 e que promoveu o intercâmbio artístico entre as companhias.

A partir da pergunta “O que fazíamos em 1985?”, os artistas trazem à luz, além de acontecimentos históricos importantes daquele ano, o que aconteceu nos últimos 30 anos e o que pode ser realizado com base no que esse tempo provocou, num contexto de sociedade. A obra teatral única conta com três episódios, como diz o nome – “O Rosto da Mulher Endividada”, “Endividamento Privado”, parceria entre o grupo brasileiro [pH2]: Estado de Teatro e o grupo colombiano La Maldita Vanidad, e “Endividamento Público”, parceria entre o [pH2] e o grupo mexicano Lagartijas Tiradas al Sol.

Com grande parte dos integrantes do grupo brasileiro nascida por volta de 1985, período em que o Brasil viveu o fim da ditadura militar e uma transição democrática, o [pH2]: Estado de Teatro pretendia experimentar uma análise artística desse período histórico com o projeto. Seu primeiro disparador criativo foi um levantamento de figuras de desastre dos países de cada grupo envolvido no projeto – Brasil, Colômbia e México.

Partindo das catástrofes naturais que assolaram os dois últimos países em 1985, a erupção do vulcão de Armero e um terremoto na Cidade do México, os grupos passaram a pensar uma criação a partir de uma tragédia concreta ocorrida 30 anos atrás. O Brasil, no entanto, não foi um território vítima de nenhuma catástrofe natural dessa magnitude nos últimos anos, então o [ph2] escolheu a dívida como figura de desastre para começar a responder à pergunta-eixo do projeto – os homens endividados, os países endividados, a subjetividade da dívida.

O primeiro episódio apresenta, em forma de filme, o rosto de dez mulheres, mães dos criadores do [ph2]: Estado de Teatro, ensaiando imagens de dívida em uma perspectiva ficcional, ampliando o rosto de Helena Fracasso e apresentando as desgraças que guiaram sua vida. Nesse momento é possível acompanhar a trajetória da personagem desde a abertura democrática do Brasil, passando por seu sucesso profissional, até chegar, finalmente, à sua decadência financeira e subjetiva.

Em seguida, no segundo episódio, encontramos a construção de outra ficção, desta vez situacional, para abordar o caráter privado da dívida. Aqui três irmãos, após a morte do pai, gastam suas energias discutindo o que fazer com a casa dele antes que ela apodreça e não notam que um vulcão está entrando em erupção e a cidade está sendo evacuada com urgência.

Para finalizar, “Endividamento Público” apresenta uma abordagem mais documental, construindo um diálogo entre eventos históricos similares entre o Brasil e o México, da perspectiva de sedimentação de uma grande dívida externa para ambos. Nesse episódio uma nave-território se aproxima de um país arrasado após uma grande catástrofe e institui um regime de reconstrução, em uma parceria que é acolhida com entusiasmo.

Paralelamente à euforia instaurada, a reconstrução resulta em um aumento gritante da dívida pública do país, deixando um lastro de mortes e um Estado subjetivo permanentemente endividado. Para traçar esse paralelo, os performers mobilizam textos, imagens e vídeos históricos a fim de apresentar uma breve análise dos processos de progresso neoliberal em seus países.

Além da exibição da peça nos dois dias, o instituto promove um debate sobre os aspectos da dívida no mundo contemporâneo, com Suely Rolnik e David Gutierrez, e uma entrevista crítica com os grupos integrantes do Projeto 85. Serão realizadas, ainda, outras atividades na Oficina Cultural Oswald de Andrade. Para mais informações sobre as mesas, acesse a aba Programação.

Projeto 85 – A Dívida em Três Episódios
sábado 15 e domingo 16 de agosto de 2015
sábado às 20h | domingo às 19h
[duração aproximada 200 minutos – cada episódio terá uma hora de duração, com dez minutos de intervalo após os dois primeiros]

Espaço Multiúso – 60 lugares
[distribuição de ingressos meia hora antes do início do espetáculo]

Compartilhe