Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Projeto propõe troca de videocartas entre desconhecidos

Para Alguém que Está me Ouvindo – projeto selecionado pelo edital Arte como Respiro – propõe proximidade em tempos de distanciamento por meio de videocartas, abrindo brechas para um contato íntimo e pessoal entre performers e público

Publicado em 15/08/2020

Atualizado às 11:16 de 28/09/2022

O confinamento causado pela pandemia do novo coronavírus colocou (quase) todo mundo dentro de suas casas, com convívio restrito ao mundo exterior e às pessoas. A necessidade de contato com o outro, inerente ao ser humano, grita mais alto a cada dia. As telas se transformaram nas nossas janelas.

Para Alguém que Está me Ouvindo, trabalho selecionado pelo edital Arte como Respiro de artes cênicas, traz o confinamento como ponto de partida: correspondências virtuais – ou videocartas – trocadas entre pessoas que não se conhecem. A proposta é criar um espaço íntimo e inusitado entre os dois correspondentes, uma experiência de proximidade em tempos de distanciamento.

A chamada aberta começa com duas perguntas: “Quer receber uma mensagem de alguém que não conhece? Uma palavra, um gesto, uma sensação em tempos de confinamento?”

Dirigida pela artista visual Anna Costa e Silva e cocriada pelas performers Ana Abbott, Luciana Novak, Maria Clara Contrucci e Nanda Félix, a experiência começa por uma chamada aberta para você receber uma videocarta diretamente em seu e-mail. Cada performer escreveu uma carta para uma pessoa desconhecida, falando de suas sensações, dores e atravessamentos durante este período de isolamento social. No fim do vídeo, o espectador é convidado a responder a carta sobre o que está sentindo e percebendo. A partir daí começa uma troca de mensagens entre atriz e espectador, sempre no âmbito privado, que poderá durar até o final do confinamento – ou até quando quiserem.

Os temas são:

1. A imagem é a seguinte;
2. Um erro de português;
3. Um curso de futuro;
4. Monitorar sintomas;
5. Um outro agora.

Para participar, escolha um dos temas acima e envie uma mensagem para 21 99406 9009 ou para annacostaesilva@gmail.com. Contribuição voluntária.

Para Alguém que Está me Ouvindo (imagem: Rodolpho Pupo)

Ficha técnica

Criação, direção e performance: Anna Costa e Silva
Criação e performance: Ana Abbott, Luciana Novak, Maria Clara Contrucci e Nanda Felix
Produção: Gabriel Bortolini e Luiz Schiavinato – Reprodutora 

Compartilhe