Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Público, os públicos, eu e você

A última aula do Formação em Curso: Mediação na Cultura e nas Artes, que aconteceu no dia 31 de maio, foi aberta ao público e contou com...

Publicado em 13/06/2014

Atualizado às 10:45 de 27/12/2018

 

A última aula do Formação em Curso: Mediação na Cultura e nas Artes, que aconteceu no dia 31 de maio, foi aberta ao público e contou com a presença da professora convidada Isaura Botelho, pesquisadora da área da cultura.

O tema tratado no encontro foi a formação de públicos de cultura e os mecanismos de transmissão de gosto. Essa discussão trouxe questionamentos e reflexões que interessam muito a todos, principalmente aos que trabalham e atuam na área, de professores a produtores e gestores.

O foco principal do debate girou em torno de como as instituições culturais abordam a democratização e como se dá o acesso às suas programações, uma vez que são propostas ações para a formação e também para a ampliação de um público de cultura.

São muitas as questões sobre as quais podemos refletir e agir. Quando pensamos em formação de públicos de cultura, a qual público nos referimos? E que cultura consideramos? Pensamos no público ou nos públicos? Pensamos cultura ou culturas? Entretanto, é possível começar essa reflexão nos fazendo a seguinte pergunta: quem é o público?

Antes de pensar nas pessoas como “o público”, seria interessante se perguntar quem elas são, pois não devemos supor que o público seja único e homogêneo, que pensa, sente e age igual.

Quem é você?

Tentar responder essa questão pode ser o primeiro passo na tentativa de conhecer as pessoas, saber quem elas são, de onde vieram e o que gostam de fazer em seu tempo livre.

Quem é o público de cultura?

Todos somos seres culturais. Somos formados pela cultura, interagimos socialmente pela cultura e, em última análise, tudo o que produzimos é cultura.

E se eu sou eu, e você é você, talvez seja muito mais frutífero para a cultura propor ações que contemplem os públicos, seus lugares, seus modos de pensar, sentir e agir.

A cultura vive em cada um de nós, se manifesta das mais variadas formas e toma como seu os espaços em que ela acontece para transformá-los em lugares, espaços com um sentido cultural.

Diante disso, é possível pensar em formação de público de cultura? O que você acha?

Compartilhe