Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

PWS – Jingdezhen/CH

Laerte Ramos Residência São Paulo/SP Como forma de aprender novas técnicas e aprimorar a pesquisa em cerâmica, o artista plástico...

Publicado em 08/09/2015

Atualizado às 10:15 de 03/08/2018

Laerte Ramos
Residência
São Paulo/SP

Como forma de aprender novas técnicas e aprimorar a pesquisa em cerâmica, o artista plástico Laerte Ramos, de São Paulo, participa de uma residência artística em Jingdezhen, na China. A cidade concentra a principal e mais antiga sede do PWS Residency Program, da instituição The Pottery Workshop, que ensina técnicas tradicionais de escultura chinesa.

Na volta, ele divide o aprendizado adquirido em oficinas para novos artistas. O projeto também resulta em um minidocumentário. A ideia do vídeo é mostrar o lado mais real e humano do aprendizado e do cotidiano em um ateliê. Para essa produção, o artista plástico conta com a ajuda de Leandro Costa, que participou da residência do programa chinês como artista-assistente.

Laerte Ramos teve o primeiro contato com a arte cerâmica ainda criança, na Escola Waldorf Rudolf Steiner. Como muitos de seus mestres eram refugiados de guerras europeias, o tema bélico é muito presente em sua obra. Formado em artes plásticas, morou em residências artísticas em Paris, na Suíça e na Holanda. Atualmente, trabalha no ateliê Studium Generale, no centro de São Paulo, onde realiza projetos e pesquisas e auxilia outros artistas no desenvolvimento de moldes e esculturas em cerâmica.

Saiba mais no Blog Rumos.

Compartilhe