Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Qorpo Santo ‒ Três Linguagens

Nina Rosa Sá Teatro, música e vídeo Curitiba / PR Para divulgar a obra do dramaturgo, poeta e escritor gaúcho Qorpo Santo (1829-1883),...

Publicado em 08/09/2015

Atualizado às 10:15 de 03/08/2018

Nina Rosa Sá
Teatro, música e vídeo
Curitiba/PR

Para divulgar a obra do dramaturgo, poeta e escritor gaúcho Qorpo Santo (1829-1883), a companhia teatral Projeto Z, de Curitiba, propôs três ações: a peça Amanhã Sou Outro (Ou a Arte de Tudo Quebrar e Nada Endireitar), a trilha sonora Seis Mezes de Huma Enfermidade e três videoclipes, sendo um deles uma animação. O trabalho foi realizado entre janeiro e abril de 2015 sob a coordenação da diretora Nina Rosa Sá.

O espetáculo teatral levanta uma reflexão sobre aspectos socioculturais e políticos, além de questões de gênero, como o feminismo e a homofobia. O Festival de Teatro de Curitiba foi o palco de estreia da peça, que cumpriu temporada na capital paranaense e em São Paulo.

A trilha sonora, por sua vez, é formada por sete músicas que dialogam diretamente com o espetáculo. Foram compostas por Leo Fressato a partir de pequenos versos/letras escritos por Qorpo Santo. Três músicas ganharam videoclipes, também inspirados na obra do escritor gaúcho: “Duas Páginas em Branco” (animação), “Lanterna de Fogo II” e “Eu Sou a Vida; Eu Não Sou a Morte”. Parte dessa produção pode ser vista no site qorposanto3linguagens.com.br.

Pouco conhecida, a obra de Qorpo Santo aborda tabus e, em 1866, apresentava traços de movimentos que surgiriam depois, como o surrealismo e o teatro do absurdo.

Saiba mais no Blog Rumos.

Compartilhe