Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Residência Artística em Arraias ‒ Formação para o Teatro de Rua

Associação Palmas Ativa Capacitação em teatro Arraias / TO O objetivo é fomentar a cultura teatral de Arraias (TO), cidade localizada...

Publicado em 08/09/2015

Atualizado às 10:15 de 03/08/2018

Associação Palmas Ativa
Capacitação em teatro
Arraias/TO

O objetivo é fomentar a cultura teatral de Arraias (TO), cidade localizada a cerca de 400 quilômetros de Palmas e que se destaca por suas manifestações e tradições populares e por seu significativo patrimônio arquitetônico colonial.

Iniciativa da produtora cultural Doralice Loureiro de Mota e da Associação Palmas Ativa, a proposta contempla a capacitação de 35 artistas por meio de um curso de formação para o teatro de rua, comandado pelo ator e professor residente Carlos Neri. Grande parte dos alunos pertence ao grupo de teatro Solares, mas há também estudantes da escola agrícola de Arraias.

Na proposta, são realizadas as oficinas Figurino com Recicláveis, ministrada pela atriz Valéria Elias; O Texto Teatral, pelo poeta, ator e escritor Osmar Casagrande Campos; e Educação Patrimonial, pelo historiador Gerardo Ramos e pela socióloga Eliane Castro, ambos do grupo Arte e Memória.

Além disso, o projeto incentiva trocas de experiências e aprendizados com outros grupos teatrais, como o Spatium Arte e Cultura, de Palmas, que exibe na cidade a peça A Caixa e promove a oficina O Corpo na Comédia.

Em todas as ações, os alunos são provocados a valorizar os aspectos históricos, o patrimônio cultural e as tradições presentes em Arraias. Como resultado do projeto de residência artística, os atores, sob a coordenação de Carlos Neri, desenvolvem e apresentam espetáculos nas ruas e nas praças da cidade. Saiba mais sobre o projeto no Facebook.

Compartilhe