Hoje, 14 de setembro, às 19h, será lançada a quinta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que apresenta um panorama das práticas de leitura no país: quem são os leitores brasileiros, como decidem o que ler, quais formatos preferem, que autores e gêneros se destacam no cenário nacional.

Veja também:
>>
Como construir um Brasil mais leitor?
>> Escrever uma nova página: a literatura durante e após a pandemia

A apresentação será feita por Zoara Failla, do Instituto Pró-Livro (IPL) – correalizadora da pesquisa com o Itaú Cultural –, e Rosi Rosendo, diretora de contas da Ibope Inteligência, empresa que aplicou os questionários. Além das expositoras, o evento traz José Ângelo Xavier, presidente do IPL, e Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural (IC).

A nova Retratos atualiza a série histórica constituída em 2005 e inova abordagens: o painel foi ampliado com um enfoque por capitais, um perfil do leitor de literatura e uma perspectiva sobre leitura digital. Saiba mais sobre o histórico da Retratos no site do IPL.

Ciclo de debates

Também serão realizados quatro encontros para debater os resultados da pesquisa, nas terças 22 e 29 de setembro e 6 e 13 de outubro, sempre às 17h. Os quatro painéis são: O comportamento leitor dos brasileiros; Bibliotecas – percepções e avaliação; O perfil, as leituras de literatura e os consumidores de livros; e Leituras em outros suportes e leitores mutantes. Para participar, é preciso se inscrever. As inscrições vão ser abertas após a apresentação de segunda dia 14. Saiba mais na matéria.

Apresentação
com Eduardo Saron, José Ângelo Xavier, Rosi Rosendo e Zoara Failla
segunda 14 de setembro
às 19h

Ciclo de Debates
terças 22 e 29 de setembro e 6 e 13 de outubro
às 17h

Veja também

João Paulo Cuenca – Paiol Literário

“O livro é uma coisa maravilhosa, fascinante. Uma boa experiência de leitura não tem paralelo, não se parece com nada. É muito mais intensa do que a de ver um filme”, diz João Paulo Cuenca